Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 17° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Saúde


Com 9 casos suspeitos, Lafaiete se mobiliza para enfrentamento ao Coronavírus




Diante dos últimos acontecimentos relacionados a Pandemia do COVID-19, o prefeito Mário Marcus, na tarde de 17 de março, realizou reuniões com autoridades locais a fim de avaliar a situação e definir outras ações. Os encontros tiveram como objetivo avaliar ações preventivas, emergenciais e sobretudo garantir a saúde e a segurança de todos os cidadãos, além de demonstrar o alinhamento dos três poderes em prol da coletividade.


Primeiramente foi feita reunião com o Juiz de Direito da Infância e da Juventude, Dr. José Aloisio Neves da Silva, em seguida esteve com todos os secretários do município e logo após reuniu-se com os vereadores. Para acompanhar as ações está sendo criado um Comitê Gestor com a participação de outros setores da sociedade para a elaboração de um plano de prevenção e contingência em saúde com o intuito de criar estratégias e ações a fim de deter o avanço da doença em nossa cidade.


Também aconteceu uma reunião entre a secretaria municipal de Saúde, Superintendência Regional de Saúde, instituições hospitalares do município e região, além de representantes do Micro Região (Entre Rios, Lamim, Congonhas, Ouro Branco). Durante a reunião foi abordado o fluxo de atendimento hospitalar e atenção básica da Micro Região no enfrentamento ao Coronavírus.


PREVENÇÃO

  •  Lave as mãos com frequência, com água e sabão e higienize com álcool em gel 70%.
  •  Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  •  Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar os sintomas.
  •  Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão.
  •  Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  •  Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.


As redes de emergência, como hospitais e prontos-socorros, devem ser evitadas para dar espaço apenas para os casos mais graves de saúde ou para as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como idosos, portadores de doenças crônicas e pacientes em tratamento de quimioterapia.

Em 80% dos casos, os sintomas de coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, as pessoas receberão a orientação de ficar em casa, com acompanhamento da Atenção Primária em Saúde (APS).

Telefones para orientações e informações 3769-2547 e 3763-9525.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 17/03/2020 - 19:27


Comente esta Notícia