A secretaria municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete, por meio do departamento de Vigilância em Saúde, informou sobre os 3 casos suspeitos de Coronavírus (n-COV2019), sendo identificados no dia 5 de março, o 1º caso suspeito, o 2º caso, no dia 8 e o 3º caso no dia 9 de março.
Os três casos encaixam no perfil suspeito em virtude de terem apresentado os sinais e sintomas respiratórios após retorno de viagem ao exterior onde já haviam registrados casos confirmados.
Após a suspeita foi feito todos os procedimentos de acordo com as instruções técnicas da SES/MG, coleta do material, isolamento domiciliar monitoramento diário pelo serviço de Vigilância Epidemiológica e seguem aguardando resultado dos exames. Os pacientes apresentam boa evolução clínica, estável, sem alteração do quadro.
Como não foi confirmado nenhum caso ate o momento, recomendamos a população os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Coronavírus:
Para considerarmos os sinais e sintomas do COV2019 caso apresente: Febre, dificuldade de respirar , tosse, dor de garganta e principalmente histórico de viagem nos últimos 14 dias ao exterior ou contato com caso confirmados/suspeitos. Reforçamos que trata-se de doença respiratória com sinais e sintomas comuns a toas as síndromes gripais.
A secretaria municipal de Saúde segue capacitando os profissionais de saúde, rede publica e privada, e afirma que todos estão preparados para o atendimento dos casos que procurarem por atendimento, sendo que, no dia 05/3 houve uma reunião microrregional com a equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde realizada na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL, para tratar das ações de enfrentamento do Covid-19 pelos diversos setores de saúde. Estiveram presentes representantes de diversos municípios da região e os profissionais enfermeiros e médicos dos setores de saúde do nosso município.
A nota foi assinada pelo diretor do departamento de Vigilância em Saúde, Diogo Dias da Silva e pela secretária municipal de Saúde, Rita de Kássia Silva Melo
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 13/03/2020 - 19:27