As chuvas desse começo de ano têm castigado Lafaiete e região. Seja com pancadas intensas ou horas de precipitação contínua, toda essa água tem provocado alagamentos, deslizamentos e atingido plantações. Em todo o estado, quase 200 cidades já decretaram estado de emergência. Em fevereiro de 2020, o volume de chuva foi de 366,8 e, Belo Horizonte e região Central (onde se situa Lafaiete). Os números só ficam atrás dos registrados em fevereiro de 1978, quando o volume chegou a 487,3mm.
De acordo com o Climatempo, os meses de janeiro e fevereiro proporcionaram chuva volumosa para grande parte do Brasil, mas especialmente para os estados da região Sudeste. O excesso de chuva no verão 2019/2020 já era esperado para muitas áreas do país, bem como falta de chuva na região Sul. Os eventos da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS ) e vários episódios de intensa convergência de ventos formando os corredores de umidade do Norte para o Centro-Oeste e Sudeste geraram fortes e persistentes áreas de instabilidade sobre estas regiões.
O mês de março começa com mais um evento de convergência de umidade que vai gerar grandes áreas de instabilidade sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, causando novamente chuva forte e volumosa em vários locais.
Região Sudeste
Ainda segundo o Climatempo, o cenário muda um pouco em relação a fevereiro, os corredores de umidade continuam se formando, mas agora atingem áreas mais ao norte da região. Por isso, desta vez todo o estado de SP, do RJ e triângulo mineiro ficam com chuva entre a média e ligeiramente abaixo. Nas outras áreas da Região, incluindo as capitais BH e Vitória, a chuva fica acima da média.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 02/03/2020 - 12:55