Gerou repercussão a notícia de que um vigário paroquial foi nomeado para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Lafaiete. Com isso, muitas pessoas ficaram em dúvida se o novo padre, José Luiz da Silva, assumiria as responsabilidades da igreja. Em resposta ao questionamento enviado pelo Jornal CORREIO, a paróquia informou que “o padre José Maria Coelho da Silva continua plenamente responsável direto e imediato, por nomeação canônica, pela paróquia Nossa Senhora da Conceição e em todas as suas expressões de atividades”.
De acordo com a resposta, o vigário paroquial tem a função de ajudar “seja no atendimento pastoral e nas necessidades mais imediatas, quando o pároco, responsável por outras atividades e assessorias, fora do âmbito a paróquia, tem outros encargos e obrigações em nível estadual ou nacional”, explica.
Entenda a diferença entre párocos e vigários
Ainda de acordo com a resposta, o pároco, de fato e de direito, goza de estabilidade jurídica e administrativa, e responde ativamente por todas as atividades da paróquia em todos os âmbitos no foro eclesiástico ou diante da sociedade civil.
Já o vigário paroquial é um auxiliar direto do pároco. “Seu poder está diretamente ligado às orientações do pároco, e é nomeado pela igreja, autoridade eclesiástica competente para tanto, para esta função, com consulta e consentimento do pároco, para onde vai ser designado, com direitos e deveres próprios de quem ajuda, coopera, auxilia no atendimento pastoral e nas mais variadas expressões da atividade comunitária”
Transferências
Na nota foi esclarecido ainda que esse processo de transferência ou mudança de paróquia é normal e usual na igreja. “Quase sempre é feito sob pedido do padre por alguma razão pessoal ou pastoral, e passa, necessariamente, por um período de consultas e tratativas, pois mudar um padre de um local de sua atividade é como mexer num tabuleiro, pois outras peças deverão também realocadas”.
A paróquia comemorou a nomeação do vigário: “Em tempo, em nome de nossa paróquia, que ganha este grande presente, desejo-lhes abençoado Ano Novo”, escreveu padre José Maria.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 03/01/2020 - 17:44