Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 17° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Política


Glaycon lidera Frente Parlamentar em defesa dos Parques Ecológicos e Unidades de Conservação




O deputado estadual Glaycon Franco lançou, na quinta-feira, 28 de novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Frente Parlamentar em Defesa dos Parques Ecológicos e Unidades de Conservação. O lançamento ocorreu em Audiência Pública requerida à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Susten­tável, que recebeu diversas lideranças e interessados no assunto.
A Audiência debateu a importância dos parques e unidades de conservação do Estado e ainda contemplou o lançamento do livro “Parques de Minas – Olhares Gerais”, do es­critor Alisson Moraes. O livro virtual é resultado de seis meses de vivências do mesmo em parques do Estado e foi financiado pela Fundação Herbert Daniel, ligada ao Partido Verde (PV). Segundo o autor, a obra não tem a pretensão de trazer “um diagnóstico acadêmico e tecnicista”, e sim, um olhar vivencial de espaços desconhecidos pela maio­ria dos mineiros.
De acordo com a promotora de justiça Lu­ciana Imaculada de Paula, da Coordenadoria Es­ta­dual de Defesa da Fauna, Minas Gerais conta com 94 unidades de conservação am­biental, sen­do que 42 são parques estaduais. Entretanto, apro­xima­damente 70% destas criadas por lei existem apenas no papel. Atualmente há 34 inquéritos civis para apurar condições de gestão dessas unidades.
Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Viei­ra foi um dos que defenderam a criação de novas unidades ambientais. Segundo ele, 40% dos parques estaduais conseguem se sustentar, mas o restante, não. Por causa disso, o Governo do Estado lançou, no primeiro se­mestre, o Programa de Concessão de Parques Estaduais (PARC) 2019-2022. A iniciativa propõe melhorar a gestão dos serviços prestados aos visitantes por meio de parcerias com o setor privado.
Em sua fala, o deputado Glaycon Franco expôs a realidade desses parques em Minas e a discrepância entre eles, salientando a proposta de parceria público-privada, por meio de concessão, na administração destes: “Uns são superavitários, caso do Ibitipoca, outros têm situação equilibrada, como o do Rio Doce, e vários estão em pior situação”. O parlamentar ressaltou a importância do livro lançado na Audiência Pública, que evidencia realidade das Unidades de Conservação em relação à legislação existente no Estado. Na avaliação do deputado, o livro é uma “obra-prima”.
A iniciativa do deputado Glaycon Franco foi exaltada pelos colegas da ALMG que ressaltaram a importância da Frente Parlamentar para Minas Gerais pois sua atuação poderá atrair investimentos públicos e privados para a manutenção destas unidades.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 07/12/2019 - 11:18


Comente esta Notícia