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Região


Parceria do QG da Inovação e Gerdau estimula espírito empreendedor de alunos de Congonhas e região




O QG da Inovação é um importante espaço para troca de experiências e aprendizado acerca do processo de transformação da economia a partir do desenvolvimento tecnológico. Nele, interagem atores como grandes, médias e pequenas empresas, quem ainda quer lançar seu negócio, instituições de ensino, o poder público e entidades de fomento da causa. Algumas escolas das redes municipal e estadual de ensino e faculdades da região já estão participando deste processo. Na última terça-feira, 22, foi lançada uma turma de JA Startup (parceria da StartSe com a Junior Achievement que envolve empreendedorismo, inovação e estimula nos jovens a mentalidade necessária para criarem suas próprias empresas usando a metodologia startup). Outra parceria envolve a FaSar e o programa Gerdau Transforma, com objetivo de igualmente despertar o empreendedorismo e promover a interação dos universitários com a inovação. Na próxima etapa, serão disponibilizadas 15 vagas para alunos da universidade.

Em parceria com a Gerdau, o QG da Inovação proporciona aos alunos do 1° ano do ensino édio da escola estadual Larmatine de Freitas a oportunidade de conhecerem e aplicarem os modernos conceitos, as ferramentas e estratégias para a criação e desenvolvimento de startups.

O programa JA Startup, iniciativa da Junior Achievement, é um programa de educação em empreendedorismo para os jovens, e é arquitetado a partir de métodos e inteligência de negócios da StartSe (que é uma startup que conecta profissionais, empreendedores e corporações à Nova Economia).

Instalada no próprio QG da Inovação, a Diretoria de Inovação, Tecnologia e Novos Negócios, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Congonhas, é a responsável pelo desenvolvimento da Política Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo Digital, de Startups, de Empresas de Inovação e Tecnologia.

Na avaliação de Jonatan Mendes, gerente de Operações da JA Startup Minas Gerais, o projeto, considerado por ele como sensacional e que está sendo viabilizado em parceria com a Gerdau e a Prefeitura, “tem o principal objetivo de levar os conceitos que atualmente são utilizados pelas startups em processos de inovação de grandes empresas para que estes jovens consigam compreender que inovar não é algo tão difícil, distante, e que eles podem ser protagonistas, desenvolvendo as soluções do futuro. Hoje temos um novo cenário na economia. As profissões e os empregos estão em pleno processo de mudança. Cada vez mais precisamos desenvolver mais habilidades, é mais do que uma questão de conteúdo. E o JA Startup proporciona muito mais do que ensinamento da criação de startup: traz oportunidades de identificar problemas, criar soluções. Ter uma empresa como a Gerdau, além de um município que apoia e que abraça este projeto faz toda a diferença”.

Ana Carolina Azevedo Oliveira Damaceno é outra aluna que concorda que este projeto no qual a escola está envolvida em parceria com a Gerdau, JA startup e o QG da Inovação irá demonstrar o potencial deles, alunos, de tirarem o melhor proveito das novas tecnologias. “De fato, eu fiquei incrivelmente ligada na nossa aula magna, que foi ministrada nesta última terça feira. São diversos fatos maravilhosos do meio tecnológico e do empreendedorismo. São informações novas e que complementam o que nós já sabíamos. Esta, com toda certeza, é uma grande oportunidade que nos está sendo proporcionada. É excelente a maneira como trocamos conhecimentos, um com o outro, sempre buscando melhorar. E para quem está no 1° Ano do Ensino Médio, começar a vislumbrar esses horizontes dentro dessas áreas, com certeza, ajudará em nossos futuros profissionais!”, considerou.

Moradora do bairro Nova Cidade, Ana Carolina ainda não conhecia o QG da Inovação, que fica no Rosário. “O Eduardo Marçal [diretor de Inovação, Tecnologia e Novos Negócios da Prefeitura de Congonhas], nos falou sobre o objetivo do QG. E acredito que, não só para nós que estamos envolvidos neste projeto, mas como para outros adolescentes, este é um ótimo lugar para se reunir com colegas de turma para fazer trabalhos”, sugeriu a estudante, que completou: “Gostaria de ressaltar o empenho de todos os tutores envolvidos e o carinho conosco. E também dizer que está sendo um prazer participar do projeto Startup!”.

 

Mesmo para quem já nasceu plugado com as novidades tecnológicas e sabendo onde quer chegar, a certeza é de que ainda precisa conhecer melhor o caminho. A estudante Alice Brito Silva afirma que a Startup é uma forma de trabalho nova para ela. “Nunca tive muito acesso a experiências como esta, que é um trabalho bem significativo para o aprendizado de jovens, como nós. Eu já havia escutado falar no QG, mas nunca havia ido lá. O lugar é super convidativo e as pessoas são muito bem-humoradas e nos acolhem muito bem! Tenho bastante interesse no projeto que a JA, Gerdau e QG desenvolvem com nossa escola. A forma como apresentam essas ideias é muito atrativa!!!”, comentou.

O que mais chamou a atenção de Alice até agora é exatamente como funciona uma startup e o projeto em si.  Perguntada pela reportagem se o envolvimento nesta iniciativa pode facilitar sua escolha profissional e reduzir barreiras para o acesso ao mercado de trabalho em breve, respondeu: “Essa experiência pode contribuir sim, pois estamos em uma fase de escolhas do que fazer, onde fazer, como fazer. Então é uma forma de nos mostrar como a startup se apresenta como uma alternativa, é importante conhecer como desenvolvê-la agora, para, quem sabe, no presente ou no futuro lançar mão desses conhecimentos”.

Para a jovem Paula Abreu, o mundo corporativo e as startups eram assuntos desconhecidos até terça-feira passada. “Eu nunca tive experiência igual a essa. Estou aprendendo muita coisa que vai contribuir para minha evolução. Só ouvi novidades [durante a aula magna do JÁ Startups]. Está sendo um experiência incrível e que, eu tenho certeza, vai abrir várias portas de trabalho mais lá pra frente para mim e meus colegas. Absorver esses conhecimentos e trocar experiências nesta área de inovação e tecnologia abre nossas cabeças. Nós, adolescentes, também temos de nos manter atualizados e, para isso, estar próximo de profissionais de grandes empresas e especialistas em startups é essencial”.

O próximo encontro será realizado na própria escola estadual Lamartine de Freitas, no dia 30 de Outubro.

Parceria QG/FaSar

Em outubro foi firmada a parceria entre a FaSar e o QG da Inovação. Na oportunidade, este ofertou vagas para os alunos da Fasar participarem do programa Gerdau Transforma, que visa a despertar o empreendedorismo e promover a interação desses alunos com a inovação e acompanha-los por três meses. “É como se fosse uma mentoria, para que eles possam seguir em frente com suas ideias e criar seu próprio negócio. Poder proporcionar este projeto inclusivo para nossos alunos é fantástico. A FaSar já tinha uma veia inovadora bem latente com abordagens que envolvem metodologias ativas e currículo por competências. E essa parceria com o QG só veio somar a postura de inovação e incorporar novas práticas. Rapidamente a faculdade tornou isso algo institucional. De maneira visionária, o corpo diretor da FaSar enxergou o propósito dessa parceria e criou o seu próprio Departamento de Inovação e agora todos os cursos respiram inovação. Professores, coordenadores e alunos estão envolvidos no processo”, lembra Cilene Salmaso, coordenadora do Curso de Administração e do Departamento de Inovação da FaSar, sendo que deste último ao lado do professor Ronan Losch.

Cilene aponta as vantagens da parceria com o QG da Inovação de Congonhas: “Temos uma relação de “ganha – ganha”. De um lado o QG de Inovação pode contar com o know how do corpo docente de peso da FaSar, composto por mestres, doutores e pós doutores das áreas de saúde, humanas e exatas e com a participação dos nossos alunos no processo no desenvolvimento de soluções para empresas que fazem parte do ecossistema de inovação do Alto Paraopeba. De outro lado, ganha a FaSar, por estar inserida nesse ecossistema e em contato com toda a rede de inovação, com outros parceiros e com a comunidade. Ganham nossos alunos por terem acesso aos treinamentos ofertados pelos parceiros, aos métodos de gestão ágil, às metodologias de criação de startups, ao desenvolvimento de soluções para o mercado e à cultura de inovação”.

A coordenadora avalia a inclusão de alunos de escola pública neste processo.  “A FaSar recebe muitos alunos oriundos da rede pública de ensino e, apesar de sabermos das limitações que cercam esse universo, muitos deles são capacitados no ensino superior e conseguem se sobressair no mercado. Entretanto, quando a FaSar oferece aos seus alunos a oportunidade de criar uma startup, de desenvolver soluções para empresas, de enxergar outras formas de trabalho, de compreender o funcionamento do mercado de trabalho percebe e que é preciso também entender como as empresas funcionam, um horizonte de possibilidades se descortina e o aluno pode ir muito além do emprego formal e criar sua própria carreira e seu próprio negócio. É preciso ensinar aos nossos jovens como sobreviver no mercado diante de um mundo complexo e de incertezas e nós estamos preocupados com isso”.

Com relação ao propósito do município de Congonhas de investir em tecnologia e inovação, Cilene Salmaso afirma: “a iniciativa de Congonhas em conectar parceiros estratégicos e criar um ecossistema de inovação para a região do Alto Paraopeba é incrível. É uma iniciativa visionária e muito assertiva. O mundo está mudando muito rapidamente e não se pode mais pensar em modelos de ensino tradicionais ou em fazer negócios como se fazia há 5 anos. Congonhas saiu na frente quando resolveu conectar empresas, instituições de ensino e comunidade ao universo de inovação. Nossos jovens têm o direito a ter acesso ao conhecimento, sobretudo o relacionado a inovação e futuro do trabalho. A equipe que compõe o QG é vibrante e cheia ideias que objetivam transformar o mercado e oferecer soluções que envolvem tecnologia e inovação e é nessa atmosfera que os alunos da FaSar serão  inseridos”.

Já estão programados meetups, hackatons e semanas de inovação para os alunos da FaSar em parceria com o QG da Inovação, mas isso é só o começo.

O QG da Inovação fica  à rua do Rosário, n° 220, no bairro Rosário.

 




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Postado por Redação, no dia 26/10/2019 - 10:32


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