Panetones nos supermercados (e até em farmácias!), anúncios de vagas de emprego e decoração típica. Basta dar uma voltinha pelo comércio de Lafaiete para perceber que, a pouco mais de 2 meses para o Natal, o setor já se prepara para a melhor data em vendas do ano. E a expectativa é positiva. De acordo com o presidente do Sindcomércio, Bento José de Oliveira (foto), a projeção é de um aumento nas vendas de algo entre 2% e 4% em relação ao ano passado, tendo em vista uma ligeira melhora na geração de postos de trabalho na cidade. “Se compararmos o primeiro semestre dos últimos três anos, veremos que nossa cidade saiu de um saldo negativo de 597 postos de trabalho em 2017 para um saldo positivo de 199 postos em 2019, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esperamos que a tendência de melhora permaneça até o fim do ano, impactando o comércio”, avalia.
Ainda de acordo com Bento José de Oliveira, o comércio já começa a receber alguns itens para o Natal, especialmente aqueles voltados aos enfeites e presentes. Também já prepara promoções e programa os ajustes nas equipes para a “verdadeira maratona de atendimento” de dezembro. “Sem dúvida, serão muitas promoções, com brindes, prêmios e descontos. E tendo em vista a tendência de melhoria do mercado de trabalho, acreditamos que podem ser disponibilizados até 350 postos temporários para o período do Natal”, adianta. E essa pode ser a chance para quem quer começar 2020 trabalhando: “Em média, 20 a 30% dos trabalhadores temporários contratados para o período de Natal acabam permanecendo na empresa. Muitas vezes, esse tempo acaba se tornando também um teste, que permite ao funcionário temporário mostrar sua capacidade e se destacar, garantindo a permanência na empresa”, explica o presidente do Sindcomércio.
Por isso, é sempre bom estar preparado para a oportunidade. E essa preparação, muitas vezes, inclui habilidades pessoais e profissionais que vão sendo aprimoradas ao longo da vida, com a experiência no trabalho, mas pode passar até pela sala de aula. “É sempre bom lembrar que o trabalho no comércio espera profissionais comunicativos, bem-humorados, simpáticos, atenciosos e versáteis. Outro aspecto é o conhecimento específico, a capacitação que pode ser adquirida, por exemplo, por meio de cursos do Senac, que tem duas unidades em Conselheiro Lafaiete e é o maior formador de profissionais para o comércio. E é claro: é necessário se candidatar às vagas existentes, ficando atendo aos anúncios, levando currículos e preenchendo fichas de emprego”, orienta.
Quem está do outro lado da mesa e deseja contratar também precisa estar atento, para fazer boas escolhas: “O empresário deve ter os mesmos cuidados que tem com as outras contratações: fazer uma boa seleção, observar as características do candidato e as especificidades do seu negócio. Também não deve se esquecer de considerar as recomendações e cartas de apresentação do candidato”, acrescenta.
Trabalho temporário
O presidente do Sindcomércio lembra que as contratações para períodos curtos e determinados, genericamente, são tratadas como contratação de temporários. Mas, tecnicamente falando, a contratação do trabalho temporário é aquela feita por intermédio de empresa de trabalho temporário. “Esse tipo de contratação não é muito comum no comércio de Lafaiete, mas também pode ser uma opção, e tem características próprias. A respeito disso ou de qualquer outra questão, as dúvidas podem ser enviadas ao Sindcomercio-CL”, finaliza.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 18/10/2019 - 09:54