Quem vê a top model internacional Silmara Ribeiro nas capas de revista pelo mundo não faz ideia dos desafios que ela teve que vencer para se firmar profissionalmente. Nascida em Lafaiete, hoje, ela mora em trabalha e New York, mas deu seus primeiros passos aqui mesmo, sob as orientações de Carlos Baeta. “Aos 15 anos, minha família não tinha condições de me dar a festa que eu sonhava, como minhas amigas tiveram. Então, minha mãe me deu o único presente que ela podia: um book fotográfico. Mal sabia ela que aquele presente ia mudar a minha vida”, conta. Foi nessa época que ela havia começado a se interessar pela carreira. Logo se inscreveu em concursos das agências Elite Models e Ford Models, chegando à final de ambos.
Foi aí onde tudo começou. “Eu me lembro do meu pai me levando nos castings em Belo Horizonte e me esperando todos os dias. Indo e voltando de Lafaiete. Na época, as coisas ainda não estavam tão claras para mim. Queria ser modelo ou engenheira, mas logo que comecei os concursos, tudo foi se encaminhando para seguir a área da moda”, relembra. Aos 16, foi preciso aceitar o primeiro grande desafio: deixar a família para trás e ir morar na maior cidade do país: “Fui chamada para trabalhar profissionalmente em São Paulo. Foi ali que dei o verdadeiro start. Fiquei 1 ano lá e aprendi muito em todos os sentidos! Aos 17, fui chamada para trabalhar na Ásia. Não sabia falar inglês, verifiquei se a agência era séria e profissional e com tudo confirmado, fui com a cara e a coragem. sem pensar muito. Fiquei 6 meses em Bangkok, na Tailândia, e desde então, nunca mais parei”, detalha.
Pelas passarelas do mundo, a lafaietense representou marcas Dolce & Gabbana, Valentino, Lorenzo Riva Alta Costura, Santinelle, Levis, Natura, Barbara Bella e Canal, além de ter desfilado em semanas de moda como as de New York e São Paulo. Aos 29 anos, Silmara Ribeiro decidiu se mudar para New York, para perseguir seus sonhos na moda e no cinema. “Nova York é uma cidade de altíssima competitividade. Eu me sinto muito abençoada por ter chegado até aqui e espero representar muito bem o nome de nossa querida Lafaiete na TV, jornais e revistas americanas”, conta.
Uma menina longe de casa
Todo sonho tem seu preço e, para Silmara, tornar-se top model exigiu abrir mão de sua adolescência e do convívio com a família. “Tive que me adaptar a outras realidades, sem a família por perto, tendo que trabalhar e pagar as minhas contas. Com 17 anos, eu já era uma menina independente viajando pelo mundo. Eu diria que eu amadureci muito rápido e aprendi muito cedo a ser profissional. Mas acredito que o processo de adaptação seja contínuo. Sempre temos que passar por fases na vida e saber se adaptar”, destaca.
Para quem sonha ser modelo, ela revela suas dicas: “Nesse mercado, a concorrência é muito grande. Você tem que ter um psicológico muito bom para trabalhar sua autoestima, saber lidar com a saudade da família, ser disciplinada na dieta e exercícios físicos e o mais difícil: ter coragem para viajar pelo mundo sozinha. Então, tenha certeza de que é isso que você realmente quer. Depois, comece pelos pequenos passos: faça um book com um ótimo profissional e, em seguida, visite as agências em Belo Horizonte ou em São Paulo. Se eles disserem que você tem o perfil para a carreira, é seguir em frente e batalhar muito! Ame o que você faz e se dedique que o resultado virá”, explica.
Feliz com a jornada que tem vivido, Silmara Ribeiro se diz grata a Deus, por guiar seus passos, e à sua família, por ter acreditado em seu sonho e apoiado suas escolhas: “Hoje em dia, olhando para tudo que já vivi, tenho muito a agradecer. Ter a oportunidade de conhecer o mundo, vivenciar novas culturas, aprender outras línguas e poder se comunicar com o mundo. Sinto que eu fiz uma ‘Faculdade de vida’ e os ensinamentos que tive durante todo esse percurso são infindáveis”, finaliza.
Serviço
Silmara Ribeiro
[email protected]
@iam.sribeiro
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 24/09/2019 - 14:52