A Cemig reuniu na última semana, mais de 1.400 alunos das escolas estaduais Prefeito Gentil Pereira Lima, em Carandaí , Narciso de Queirós e Moacir de Souza Dias, em Conselheiro Lafaiete, em apresentações teatrais que objetivaram a disseminação dos conceitos relacionados à eficiência energética. Recentemente, essas instituições foram contempladas com o Programa Energia Inteligente, da companhia, e tiveram toda a iluminação ineficiente substituídas por lâmpadas de tecnologia LED.
O espetáculo, apresentado pela trupe do Teatro de Luz, aborda junto ao público infantil a necessidade ajudar em casa com atitudes que fazem a diferença na conta de luz. Com diversas brincadeiras, caraoquê, dicas e encenações lúdicas, os personagens ensinam às crianças a não desperdiçarem energia, contribuindo com o meio ambiente.
Segundo o analista de eficiência energética Neander Geraldo Resende Lima, da Cemig, a iniciativa pretende disseminar uma cultura de consumo consciente e sustentável, reduzindo impactos para o meio ambiente e gerando benefícios para toda a sociedade. “A Cemig vem trabalhando para que seja formada uma nova geração de consumidores, e levar conhecimento de forma lúdica e prática tem impactos positivos no hábito dos alunos”, conta o analista.
Ainda de acordo com Neander Lima, as novas lâmpadas instaladas nas escolas beneficiadas têm durabilidade superior e diminuem os custos de manutenção das escolas. “Percebemos que muitas das instituições atendidas ainda faziam trocas constantes de reatores e lâmpadas. Com a substituição pelo novo sistema de iluminação, eliminamos essa necessidade”, explica o analista.
Em atendimento à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que alinha a Cemig às melhores práticas sustentáveis, a empresa realiza a reciclagem de todos os materiais e equipamentos substituídos, garantindo a correta destinação dos resíduos gerados na substituição da iluminação das escolas.
Energia Inteligente na educação
Os investimentos da Cemig em escolas devem alcançar, entre 2019 e 2020, mais de R$ 12 milhões, considerando a modernização da iluminação de um total de 600 escolas e, ainda, a implantação de 100 microusinas fotovoltaicas em instituições de ensino.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 17/08/2019 - 11:45