Na tarde da quarta-feira, 14 de agosto, o deputado Glaycon Franco (PV) se reuniu com Dante de Morais, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e com o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres) e prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Campos. Entre outros assuntos tratados, que envolvem políticas de desenvolvimento e geração de empregos e renda, o deputado e o Ecotres pleitearam a implantação de uma unidade de geração de energia tendo o lixo como matéria-prima. Após a discussão de algumas tecnologias disponíveis, ficou acertado que a Codemge enviará um técnico às instalações do consórcio, para os primeiros levantamentos.
A utilização de boa parte do lixo urbano, além de gerar energia, ampliará a vida útil do aterro sanitário do Ecotres, uma vez que, sendo utilizada parte do lixo para o processo de geração de energia, uma menor quantidade será aterrada. Os estudos também contemplarão a utilização do lixo industrial. Segundo Dante, que tem experiência com o tratamento do lixo em vários países, a proposta é viável e recomendável, tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista ambiental. Com a visita do técnico da Codemge e o levantamento dos dados essenciais, as tratativas continuarão com vistas a concluir um projeto de implantação economicamente viável.
Segundo Glaycon, “foi muito importante o presidente da Codemge comprar a nossa ideia. Hélio Campos e eu deixamos muito claro que o empreendimento trará inúmeros benefícios para a nossa região. De imediato, Dante determinou que a equipe técnica compareça no local para os levantamentos. Vamos continuar insistindo até que isso se torne uma realidade”. Também participaram da reunião o vice-prefeito de Ouro Branco, Dr. Celso Vaz, e assessores.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 16/08/2019 - 09:19