Com a aprovação, em primeiro turno, da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, a pergunta feita por milhões de brasileiros é a mesma: e agora, eu vou me aposentar quando? Com essa dúvida em mente, muita gente tem procurado as agências do INSS pelo Brasil afora e em Lafaiete essa realidade não é diferente. E aí, entre tantas demandas, haja paciência para esperar pelo atendimento. A informação que muitos não têm é que esses dados podem ser obtidos na tranquilidade da nossa casa: eles estão disponíveis na internet.
Hoje, o segurado do INSS já consegue saber se está perto ou não de se aposentar sem ir até a agência. Pela internet, dá para ter acesso a todos os extratos das contribuições, dar entrada em benefícios e fazer cálculos da aposentadoria. Tudo isso através do aplicativo Meu INSS. Desde que entrou no ar, o site Meu INSS teve, em média, por mês, 14 milhões de acessos. Só na semana passada, depois da votação da reforma da Previdência, esse número subiu para 19 milhões de acessos.
Como acessar?
Para começar, o segurado precisa se cadastrar e criar uma senha no próprio site. Depois, basta ir seguindo as instruções para calcular a aposentadoria, que são bem simples, aliás. Mas é bom lembrar: como a reforma da Previdência ainda está em discussão, todos os cálculos são feitos com base nas regras atuais. Então, caso alguma coisa mude, será preciso voltar ao site ou app e calcular de novo assim que tudo estiver definido. Mas o tempo de contribuição, que muita gente desconhece, pode ser consultado. E esse não vai mudar.
No mesmo app ou site, você tem acesso a outros serviços, como Extrato Previdenciário (CNIS), Agendamentos / Requerimentos, Extrato de Pagamento de Benefício, Carta de Concessão de Benefício, Agende sua Perícia, Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato para Imposto de Renda (IR), Declaração de Benefício - Consta / Nada Consta, Consultar Revisão de Benefício - Artigo 29, Encontre uma Agência, Declaração para o Contribuinte Individual (DRSCI), Alterar dados de Contato, Cálculo de Guia de Recolhimento, Inscrição como Segurado do INSS e Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.
Quem não tem o hábito de acessar de forma digital as informações ou, por algum motivo, não conseguir, por conta própria, realizar o seu cadastramento e gerar a sua senha no Meu INSS, pode buscar auxílio na própria agência do INSS, que poderá gerar uma senha e, a partir daí, permitir o uso do aplicativo com todas as suas funcionalidades. Assim, o segurado pode ir acompanhando e dando continuidade ao processo sem ter que recorrer à agência.
Foto: Reprodução
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 24/07/2019 - 17:59