Por meio de uma parceria entre a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete – FDCL e a Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA, o cantor e compositor Tuca Boelsums realizou um show autoral com foco em sua trajetória musical ao longo de sua carreira.
O espetáculo “Cantos Rurais”, realizou-se no dia 25 de maio (sábado), no Teatro da FDCL e marcou o encerramento do Abril Poético 2019 que, este ano, percorreu oito cidades nas regiões Central e Sul de Minas Gerais. O show ofereceu o melhor da música de um dos mais talentosos e representativos artistas de raiz de Conselheiro Lafaiete e região. Além disso, esse show teve como um dos objetivos estimular trabalhos autorais de músicos e artistas cujas obras, não raras vezes, são ofuscadas pelos holofotes de uma indústria que coloca a arte a serviço de interesses do mercado, do consumo e do mero entretenimento.
Cantor, compositor e instrumentista, Tuca Boelsums preparou um espetáculo em que o canto campesino é construído com um lirismo todo especial fazendo a arte celebrar a vida e a harmonia tecer as redes de sua poética rural: riquezas da vivência no campo.
Cantador de primazias, formado na rica experiência da estrada musical, a voz e a instrumentação de Tuca são marcas de uma musicalidade personalíssima e de respeitada qualidade. No show, o artista foi acompanhado pelo grupo ViolaSoul, oferecendo uma fusão entre a cultura cristalina de Minas de caráter universal. Luz da maturidade e da reflexão artística para que a nossa emoção sobreviva no lirismo eterno. O ViolaSoul é composto por Emerson Fonseca (viola e gaita), Marcelo Boy (baixo), Pedro Lobo (guitarra) e Tuca Boelsums (violão e voz).
CANTOS RURAIS
“Cantos Rurais” evoca a comunhão entre as cantigas e as tradições rurais, que estão no cotidiano das comunidades. O espetáculo é uma leitura musical contemporânea, semeando a história no solo fecundo da tradição campestre e seus ritos afetivos e peculiares. Assim, Tuca Boelsums traduz sua vivência rural, na região do Campo das Vertentes, imersa na autenticidade do singelo e traduzida pela linguagem musical: um equilíbrio entre dureza e leveza. Esse projeto prioriza composições autorais do artista, flertando com pérolas do cancioneiro regional e popular – pilares de nossa música brasileira.
O canto rural é o espelho da resistência afirmativa e sua leveza dialoga com o efervescente crescimento dos centros urbanos. Tuca Boelsums trouxe ao público a emoção ao reportar paisagens musicais próprias do interior mineiro, mostrando que a cultura é o espaço legítimo para o diálogo e tolerância das semelhanças e diferenças. Nessa toada, Tuca Boelsums, acompanhado pelo ViolaSoul, descortinou aos seus fãs e admiradores da boa música mineira, sua jornada coerente que o levou com distinção aos maiores palcos brasileiros.
QUEM É TUCA BOELSUMS
Frederico Leão Boelsums, o “Tuca”, nasceu na Fazenda do Tanque, interior de Minas. Residindo em Conselheiro Lafaiete, iniciou sua carreira como músico e compositor, integrando o antológico grupo Queluz de Minas. Em apresentações pelo país, o Queluz de Minas gravou quatro discos e foi pioneiro na produção de obras independentes. Ao retornar à sua raiz rural, na Fazenda do Tanque, dedicou-se à pesquisa e resgate das cantigas da região e da musicalidade mineira.
Atualmente, Tuca integra grupos musicais como “Rios ao Luar” e “ViolaSoul”, além de manter sua carreira solo. Premiado e atuante nos principais festivais de música do país, com mais de setenta premiações, Tuca abriu shows e dividiu palco com grandes nomes da música como Renato Andrade, Geraldo Azevedo, Paulinho Pedra Azul, Lô Borges, Renato Teixeira, Tadeu Franco, Chico Lobo, Chico César, Pereira da Viola, entre outros. Tendo como premissas a sensibilidade musical e o rigor artístico, Tuca Boelsums é um orgulho para nossa cidade e região, ao nos conduzir às paisagens musicais peculiares do interior mineiro.
Segundo o Diretor Geral professor Cirley José Henriques, a FDCL pretente incentivar e disponibilizar o seu espaço para esse tipo de evento. Os interessados em utilizar o teatro devem entrar em contato com a direção pelo telefone (31) 3769 1919.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 07/06/2019 - 09:49