Com muito empenho e satisfação, há 30 anos, o professor Odeir José Vasconcelos ministra aulas de Educação Física na escola municipal Napoleão Reis. E para comemorar tão expressiva data, a meta é conseguir o título nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). O primeiro passo foi dado. ‘Deí’ levou à final as três equipes que preparou. No futsal feminino infantil (módulo I), foi derrotado pela estadual Luiz de Mello Vianna Sobrinho (2 a 1) em uma final emocionante.
No futsal feminino juvenil (módulo II), o ‘salto alto’ gerou uma derrota por 8 a 2 para a também estadual Narciso de Queiroz. Já o time de futsal masculino infantil (módulo I) conseguiu manter a chama do sonho acesa. Em outra final muito equilibrada e decidida nos detalhes, Guilherme fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Colégio Queluz de Minas e, na fase microrregional dos Jemg, o elenco vai representar a cidade em Entre Rios de Minas, entre 13 e 19 de maio.
A municipal Napoleão Reis fez a final equilibrada do futsal masculino juvenil (módulo II) contra a estadual Monsenhor Horta e foi derrotada por 4 a 3. O time é comandando pelo estagiário em Educação Física Felipe Teodoro, sob a supervisão da professora Emanoela Leonor Borges. Além disso, a escola disputou também o vôlei, handebol e o basquete. “Tive a oportunidades de mostrar meu trabalho em outras escolas, como no Potência, Padres do Trabalho, em Cristiano Otoni e também no Clube Dom Pedro II, mas já estou no ‘Napoleão Reis’ há mais de 30 anos; completei dia 1º de março”, destacou o dedicado professor, que sempre esteve à disposição para o trabalho comunitário, como no projeto ‘Comunidade em Ação”, desenvolvido pela Rádio Cidade 98FM, periodicamente, na rua Aristides Alencar, no bairro São Sebastião.
Para ter as equipes sempre nas decisões, Odeir conta com o apoio da direção da escola e a boa vontade dos alunos. Os treinos são desenvolvidos das 17h30 às 19h30 de segunda à quinta-feira. “No ano passado tivemos o projeto ‘Meninos de Queluz”. Para este ano, ainda não foi aventada a possibilidade de se ter. Indiferente a isso, estamos montando um projeto para mantermos as equipes em treinamento” adiantou Vasconcelos.
Outros trabalhos paralelos completam o projeto. Nas palestras, os alunos são preparados para as disputas. “Nas palestras, exigimos disciplina para participar das seleções e, com isso, o número de advertência nos jogos é mínimo. Na época da Marisa Santana como diretora (2012), foi criada a premiação “Honra a quem Honra”, mérito dado ao aluno que participa da seleção do 6º até o 3º ano do ensino médio. No ano de 2018, foi premiado o aluno Antônio César Fidelis, mas vários alunos já foram premiados. A eles, eu mando um forte abraço”, lembrou o professor.
“É importante e marcante, para mim, estar no comando da seleção do Napoleão Reis. Tive o prazer de jogar na seleção do Napoleão Reis e hoje, como técnico da escola busco praticar uma postura correta para ser referência de comportamento para os meus alunos. Agradeço a todos os funcionários da escola a equipe de Educação Física e diretor Rafael Vitoreti pelo apoio”, acrescentou Odeir.
O “Napô” sempre ‘produziu’ craques para as seleções da cidade. Atualmente, a geração é representada por Tairize e Priscila na seleção de futsal dos Jimi. (Amauri Machado)
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 30/04/2019 - 18:16