Um importante movimento teve início na quarta-feira, 24 de abril. Cerca de 150 pessoas se reuniram na Câmara Municipal para discutir o bullying, sua origem, aspectos gerais e consequências. Na oportunidade, o psiquiatra Rômulo Azevedo de Castro e a psicóloga Gisele Teixeira Leal Diniz palestraram sobre o assunto, abordando, especialmente, a necessidade da comunicação e fortalecimento dos laços entre crianças, jovens e suas famílias, seguido da observação criteriosa dos tutores. Foi ressaltado, ainda, o papel da escola na orientação e repressão de qualquer prática que promova humilhação, exclusão ou conduta opressora aos alunos - fala validada por vereadores e autoridades presentes.
A reunião foi uma iniciativa da Câmara Municipal, a partir de um requerimento dos vereadores Carla Sássi (PSB) e Darci da Barreira (SD). Presente na oportunidade, a vereadora reforçou a preocupação da sociedade com a violência e reforçou o compromisso de, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciar uma campanha efetiva nas escolas. "Infelizmente, o bullying tomou tamanha proporção que torna necessária a intervenção do poder público para coibir a prática”, avalia.
Carla Sássi destacou a existência de duas leis municipais que versam sobre o assunto, a n° 5.878/17, de sua autoria, e a de n° 5.220/10, de autoria do vereador Darci José, que autoriza e determina a promoção de eventos de conscientização contra o bulliyng na semana do dia 07 de abril. Mas ponderou: “Essa conduta deve ser combatida a todo tempo, a multimãos, com olhar sobre o oprimido, mas também sobre o opressor. Dessa forma, muitas situações de violência, física e psicológica, poderão ser evitadas", advertiu a vereadora.
A edil ponderou, ainda, que a intenção dos autores das leis é que, em médio prazo, as medidas de conscientização e combate ao bullying possam chegar a todos os alunos da rede municipal.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 29/04/2019 - 14:57