A Campanha da Fraternidade deste ano, promovida no seio da Igreja Católica pela CNBB, nos sugere a reflexão sobre Políticas Públicas durante a Quaresma. Em tempo de crises em várias instituições brasileiras, e com a proposta de cortes violentos nas áreas de competência e obrigação do estado brasileiro, parece ser difícil esta empreitada cristã. Afinal, política pública precisa da aprovação do Estado e, muitas vezes, da sua participação com apoio logístico e financeiro. Mas, o que nos move é a esperança de construir um país melhor para todos, e a fé de que o brasileiro vai tomar as rédeas de sua história política, com mais comprometimento e ação cidadã.
Trabalho com educação religiosa e sociologia nesta instituição centenária. O tema da Campanha da Igreja favorece o trabalho nas duas disciplinas. Deus quer um mundo mais equânime para todos os seus filhos. Assim o disse Jesus Cristo com sua prática entre nós. Evidentemente que isso passa pela organização social e política da sociedade. “A política é melhor forma de fazer caridade”, nos disse Paulo VI, ratificado pelo Papa Francisco. A nossa intenção é, além de formar nossos alunos para a empatia e a solidariedade social, viabilizar uma proposta concreta de política pública para a juventude de Conselheiro Lafaiete.
Depois de algumas iniciativas de foro interno, no sentido de organização do conhecimento e das ações práticas, nos voltamos para apreender o discurso oficial e legal. Assim, ouvimos o professor Roberto Santana sobre os Conselhos Comunitários e qual é a sua atuação nas diferentes áreas que lhes cabem. Ouvimos, também, o professor e vereador Oswaldo Barbosa, trazendo sua experiência da Câmara Municipal junto às escolas do município. As duas palestras foram prontamente absorvidas por alunos do ensino médio, com debates elucidativos dos aprendizes diante do desafio sócio-político que era apresentado. Nossa gratidão aos professores Roberto e Oswaldo pela substancial e generosa colaboração.
Nosso próximo passo é o contato com alunos de outras escolas de Lafaiete, com a finalidade de partilhar preocupações, levantar dados e dar forma a um projeto concreto de política pública para a juventude de nossa cidade. Acreditamos ser esta uma oportunidade de “sermos libertados pelo direito e pela justiça”! O vereador e professor Oswaldo Barbosa ressaltou a importância do interesse e participação dos jovens na política, principalmente no âmbito municipal.
Professor José de Cássio Martins
Especialista em educação religiosa e sociologia
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 09/04/2019 - 11:54