A prefeitura de Lafaiete finalizou na terça-feira, 12 de março, as obras de reforma do viaduto Duartina Nogueira de Rezende, no centro da cidade. O viaduto passou por diversas intervenções realizadas pela Engefabras Serviços Especializados de Engenharia Ltda, contratada por meio de processo licitatório. A empresa executou e restaurou a junta de dilatação central e reforço estrutural dos guarda corpos do viaduto, que foram revestidos com concreto de alto teor e, em seguida receberam nova pintura.
Já a Secretaria de Obras realizou a retirada da pavimentação anterior e colocação do novo asfalto; pintura viária; colocação de tachões e tachinhas para sinalização; reforma do pórtico e da estrutura de sustentação; recuperação da placa de sinalização aérea; troca das placas regulamentares; melhorias da drenagem e sistema de iluminação do viaduto.
Segundo a prefeitura, a obra foi realizada preferencialmente no período noturno e nos finais de semana. O objetivo foi de causar o menor incômodo possível no trânsito dos veículos, sendo que em apenas cinco dias os trabalhos foram realizados durante o dia.
O valor da reforma foi de R$ 333.251,63 procedente do Departamento de Trânsito, por meio de recursos adquiridos com aplicação de multas, outras receitas e taxas. De acordo com a Resolução 638/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o valor auferido com a aplicação de penalidades de trânsito deve ser revertido em ações estritamente ligadas ao trânsito/trafego, melhorando as condições para circulação.
Necessidade de reforma
Segundo o prefeito Mário Marcus, ao completar trinta e sete anos, o viaduto - que foi construído em 1982 na gestão do prefeito Pedro Silva (mandato de 1980/1983) - passa pela primeira vez por uma reforma profunda e necessária: “Foi planejada para ampliar a sua vida útil e a segurança dos pedestres, pois fragmentos dos guarda-corpos vinham caindo sobre as pessoas e edificações que ficam embaixo dele”.
Ainda de acordo com a prefeitura, a reforma atende ainda à necessidade de melhora na segurança do trânsito no local, uma vez que as juntas estavam se deteriorando, com espaços acima do permitido entre as mesas do viaduto. Lembrando que um dos viadutos que desabou em São Paulo recentemente teve como causa exatamente este problema: “A manutenção da pavimentação antiga com correções constantes e pontuais estava comprometendo a sua funcionalidade, causando problemas estruturais ao viaduto e danos aos veículos que por lá transitam diariamente, chegando a aproximadamente 2.500 veículos por dia. Com a nova pavimentação este problema foi sanado”, escreveu
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Postado por Redação, no dia 16/03/2019 - 11:18