Para ter o corpo dos sonhos é imprescindível um treino e alimentação adequada. Um completa o outro, de nada adianta treinar adequadamente se não fornecer os nutrientes necessários ao seu organismo. As refeições antes e depois do treino são cruciais para um bom resultado. Cabe ressaltar, que as preparações se modificam de acordo com o objetivo, visto que para perda de peso é necessário um defict calórico, ou seja, o gasto energético deve ser maior que o consumo alimentar, por outro lado, para hipertrofia (ganho de massa magra) o consumo deve ser maior do que o gasto.
Antes do treino
30 a 40 minutos antes de realizar os exercícios, o ideal é consumir alimentos que fornecem energia, já que você vai utilizar essa carga durante a atividade. Nesse momento falamos de carboidratos. Mas atenção, prefira os carboidratos complexos, de baixo Índice Glicêmico (BIG) – como pães integrais, batata doce, mandioca, pois a sua digestão é mais lenta. A liberação de açúcar no sangue acontece de forma gradual, portanto, não gera picos de insulina e resulta em energia por mais tempo, durante toda a atividade física. É interessante adicionar também alimentos proteicos como carnes, leites e derivados, pois os mesmos vão impedir a perda de massa magra e estabelecer saciedade.
Durante o treino
Mantenha a hidratação, que é perdida em forma de suor no momento da atividade. Não espere sentir sede para tomar água, isso é válido em qualquer hora do dia. Outro fator considerável durante o treino, é ingerir uma fonte de carboidrato complexo, como farinha de beterraba ou palatinose, mas atenção, essa ingestão é necessária quando os treinos excedem 90 minutos.
Depois do treino
O músculo sofreu estresse e microlesões, para restabelecer as células e propiciar a hipertrofia é preciso ofertar proteína, presente em carnes, leites e derivados. Além disso é imprescindível associar carboidrato, pois ocorreu uma perda calórica. Pessoas que ofertam apenas proteína no pós estão cometendo erro, visto que, o organismo tem como prioridade restabelecer as calorias perdidas, quando a ingestão foi apenas proteica o organismo usa a proteína como reparo calórico, fonte de energia e não muscular. Essa situação é considerável apenas para objetivo de hipertrofia, onde a refeição deve ser realizada de 30 a 40 minutos depois do treino. Nos casos de perda de peso, é aconselhável consumir alimentos poucos calóricos como frutas.
Os suplementos são aliados em casos de praticidade, aumentar força, resistência e desempenho, entretanto, existem vários tipos no mercado, e a prescrição do suplemento adequado deve vir de um nutricionista, assim como a porção ingerida diariamente, visto que as necessidades calóricas e preferencias alimentares são adversar de individuo para individuo.
Graziele das Graças T. Mendes
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva.
Agende sua consulta (31) 98490-5179 (31) 99880-2324
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 10/03/2019 - 11:30