Nosso grupo já tem destino certo para 2017: voltaremos ao belíssimo rio Araguaia, famoso pelas piraíbas gigantes e grandes pirararas, onde já fizemos boas pescarias. Em anos anteriores, sempre pescamos rio abaixo, partindo de Luiz Alves, em direção a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo. Nesse trecho o rio desce imponente, mostrando suas belas praias de areia branca e fina, além da fauna e flora. Dessa vez vamos subir o rio, em direção a sua nascente.
O rio nasce na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, em Goiás. Divide os estados de Mato Grosso e Goiás, passando ainda por Tocantins e Pará. Vamos encontrar uma paisagem muito diferente daquela que conhecemos. Próximo da nascente as praias desaparecem e o rio corre entre paredões de pedra, que formam cânions, com cachoeiras e corredeiras, lugar preferido de grandes apapás, cachorras, bicudas e matrinxãs. O fundo de pedra guarda poções, onde estão os grandes bagres, jaús, pirararas e piraíbas.
Nossa hospedagem será na Pousada Nascente do Araguaia, de propriedade do amigo Marcelo Ferro, situada na cidade de Torixoréu-MT, às margens do rio, próximo a Barra do Garças. Dotada de apartamentos com cama Box individuais, banheiro privativo com chuveiro elétrico, ar condicionado, e TV led 32 polegadas. Conta ainda com amplo restaurante e um porto flutuante, barcos de 5 e 6 metros equipados com motor de 25, 30 e 40 hp.
Apesar da data distante, setembro de 2017, nosso grupo já está ansioso para conhecer esse Araguaia, tão diferente daquele que conhecemos, porém certos de uma grande pescaria.
Marco Aurélio Rossini
Médico e pescador
Pousada Nascente do Araguaia
Fone: (66) 3406-1476
Cel: (62) 9972-4885 / (66) 9968-7635
Email: [email protected]
Site: www.pousadanascentedoaraguaia.com.br
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Pesca, no dia 02/09/2016