O câncer de próstata em cães e gatos é uma condição que representa uma preocupação crescente no campo da medicina veterinária.
Em cães, especialmente em machos idosos, o risco de desenvolver doenças prostáticas é maior, sendo o carcinoma prostático uma das manifestações malignas mais comuns. Segundo estudos, cães não castrados são mais propensos a desenvolver problemas na próstata devido à ação hormonal, que estimula o crescimento prostático ao longo da vida.
Em contrapartida, os gatos apresentam uma incidência menor. Sua anatomia e sua função hormonal é diferente da dos cães. Porém, a doença nos felinos também merece atenção e significa risco para sua saúde.
Nos cães, o carcinoma de próstata é uma condição agressiva, com chances altas de metástase, especialmente para os ossos e pulmões. A prevalência do câncer prostático aumenta em populações de animais idosos, ou, sem acompanhamento preventivo regular. Dado, que reforça a necessidade de campanhas de conscientização como o Novembro Azul Pet, que incentiva tutores a realizarem check-ups periódicos em seus animais de estimação.
Afinal, assim como nos humanos, a detecção precoce é fundamental, pois a doença, quando diagnosticada em estágio inicial, apresenta mais opções de tratamentos que podem melhorar a qualidade e a expectativa de vida dos pets.
Além disso, a Campanha Novembro Azul Pet busca não apenas alertar para o câncer de próstata, mas também para outras doenças que afetam o sistema reprodutor masculino, como a hiperplasia prostática benigna. Uma doença comum, que apesar de não ser cancerígena, pode comprometer a qualidade de vida dos cães.
O propósito da campanha é educar tutores sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, por meio do agendamento de exames anuais, principalmente, para cães acima dos sete anos de idade. O Novembro Azul Pet, ainda, auxilia na desmistificação do exame retal e de outros procedimentos de diagnóstico, que muitas vezes enfrentam resistência por parte dos tutores.
Portanto, durante o Novembro Azul Pet temos a oportunidade de reforçar o papel da clínica preventiva, alertando sobre os principais sintomas do câncer de próstata nos pets: dificuldade ao urinar, constipação, dor abdominal e letargia.
A campanha visa reduzir o número de casos diagnosticados tardiamente, que são mais difíceis de tratar e apresentam um prognóstico mais restrito. Portanto, o Novembro Azul Pet é essencial para promover a saúde e o bem-estar dos animais, trazendo a conscientização de que cuidados regulares e check-ups podem fazer toda a diferença na vida dos cães e, eventualmente, dos gatos também.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 08/11/2024
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / [email protected]