Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,079
Nayara Costa


Minoxidil oral: entenda como funcionam as vendas e sua ação



 

Cabelos fracos, fios caindo o tempo todo, couro cabeludo aparecendo… Quem sofre com a queda de cabelo entende o desespero que tudo isso causa. Contudo, hoje em dia existem vários produtos e ativos que ajudam a amenizar esse problema, garantindo o crescimento forte e saudável dos fios. Entre esses produtos, está o Minoxidil oral, o mais novo ativo manipulado pela Freitas Manipulação. Somos a única farmácia autorizada na região e, por isso, na coluna de hoje, vou explicar um pouco melhor sobre este ativo.

Em resumo, o Minoxidil é uma substância comumente utilizada em forma de loção para o tratamento da queda capilar, calvície, falhas nas sobrancelhas, barba, entre outros problemas relacionados à falta de cabelo ou fios fracos.  Portanto, sua forma para uso tópico não precisa, necessariamente, de prescrições médicas por conter dosagens muito pequenas.

Já com Minoxidil oral, acontece o contrário. Trata-se de um comprimido manipulado e são poucas as farmácias autorizadas pelos órgãos competentes a realizarem esse procedimento. Quanto à dosagem, ela varia de paciente para paciente. Logo, a venda sem receituário é extremamente proibida e cabe ao médico responsável pelo tratamento, um dermatologista por exemplo, fazer a receita, informar a dosagem correta do Minoxidil, as formas de ingestão e o tempo correto do tratamento.

Mas, por que a venda é restrita?

O uso do Minoxidil na forma de loção pode trazer alguns efeitos colaterais, como a hipersensibilidade do local aplicado. Mas, este efeito acaba passando despercebido, pois já foi comprovadamente testado que ele atinge apenas uma parcela mínima da população.

Já o Minoxidil oral tem sua venda restrita por inúmeras razões. Primeiramente, desde a década de 1970 o ativo também é utilizado na composição de medicamentos para pressão alta. Logo, a atenção deve ser redobrada.

Além disso, pode ocorrer a “Hipertricose”, um fenômeno no qual há aumento dos pelos em todas as regiões do corpo. Por isso, o alerta vale principalmente para as mulheres, que devem realizar o tratamento acompanhadas por um médico, pois, assim, iniciam com uma dose adequada, que começa baixa e vai sendo atualizada de acordo com as necessidades da paciente.

Como o Minoxidil oral funciona?

Basicamente, ele age como um estimulante aos folículos capilares. Ele antecipa a troca de fios que já iriam cair, por novos. Com isso, o folículo, que costuma demorar três meses para liberar um novo fio, faz esse processo mais rápido. Após o início do uso, entre 6 semanas a dois meses, se percebe o aumento da quantidade de fios que são trocados por dia.

Por isso, muitas pessoas, quando iniciam o consumo, pensam que o quadro de queda piorou. Mas, na verdade, essa substituição, chamada de “efeito shedding”, é exatamente o que se espera do medicamento.

E aí, gostaram de saber um pouco mais sobre o Minoxidil Oral?

Lembrem-se: o uso deve ser acompanhado por um médico. A automedicação jamais deve ser realizada.

Um abraço e até semana que vem!

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 19/10/2023

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna