Na coluna desta semana vamos falar um pouco mais sobre o profissional médico veterinário. Abordamos sempre sobre as especialidades e as principais doenças e formas de prevenção de doenças que podem acometer os animais por aqui. E, por isso, acreditamos ser importante detalhar mais o que faz o médico veterinário, suas áreas de atuação e seu impacto na saúde pública em geral.
No dia 9 de setembro comemora-se o profissional da medicina veterinária, mas você sabe como surgiu essa profissão? Sabe-se que os primeiros métodos: diagnóstico, tratamento de prognóstico ocorreram por volta de 4.000 a.C, segundo o Papiro de Kahoun, encontrado no Egito em 1890. O que torna a medicina veterinária e a preocupação com os animais parte de uma história milenar.
O primeiro médico veterinário do Brasil foi Dionísio Meilli, um farmacêutico, que conseguiu se formar na Escola Superior de Agricultura e Veterinária de São Bento, em Olinda, Pernambuco, no ano de 1915. De lá pra cá, muitas coisas mudaram. Os animais tornaram-se cada vez mais próximos de nós e passamos a tê-los como membros da nossa família, chamando-os de animais de estimação ou pets!
O médico veterinário é indispensável à saúde, pois cuida do bem-estar de animais de espécies diferentes, garantindo mais longevidade a eles, por meio da prevenção e cuidado de suas doenças. Além disso, os médicos veterinários são essenciais à saúde mental da população, visto que os animais de estimação são aliados nos processos de redução do estresse, solidão e depressão nos seres humanos.
Além disso, a profissão é responsável por ajudar a economia de um país, uma vez que os veterinários garantem que animais como galinhas, porcos, bois estejam saudáveis e em condições de serem parte da produção de alimentos. Nesse sentido, os médicos veterinários ainda atuam na inspeção de alimentos de origem animal, atestando sua qualidade para o consumo humano.
Outro dado relevante é com relação às zoonoses, doenças que podem afetar animais e humanos. Sem a presença dos médicos veterinários, várias doenças saíram do controle, afetando vários animais e a população como um todo! Dessa maneira, a medicina veterinária tem uma atuação complexa que interliga várias áreas profissionais e setores da sociedade.
Atualmente, a medicina veterinária está em constante evolução, usando o conhecimento e tecnologia a favor dos animais. O mercado veterinário é um dos que mais cresce mundialmente e o cenário é otimista no campo de pesquisas, de procedimentos cirúrgicos, de terapias e medicamentos. Tudo para melhor qualidade de vida dos nossos melhores amigos de 4 patas (pequenos animais), mas de todos os animais e do meio ambiente.
Parabéns para os médicos veterinários e vida longa à profissão, que tanto orgulha este colunista!
O médico veterinário e colunista Jean Ciarallo com um de seus pacientes
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 15/09/2023
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / [email protected]