É muito comum pensarmos que, durante o inverno, temos facilidade para engordar, não é mesmo? Na verdade, algumas pessoas têm a ideia equivocada de que, no frio, o metabolismo fica mais lento. A justificativa para isso seria a de que, com as temperaturas mais baixas, o nosso organismo tem a necessidade de se aquecer e, para isso, acumula gorduras. Desse modo, muitos pensam que o frio ajuda a engordar, mas, na realidade, ocorre o contrário: o frio pode ajudar a emagrecer!
Mas, como isso ocorre? Bem, o nosso corpo, assim como o de outros mamíferos, é um organismo homeotermo, ou seja, possui uma temperatura interna praticamente constante, que se situa entre 36ºC e 37,5ºC, adaptando-se, com facilidade, ao meio ambiente externo, desde que não haja condições extremas.
A manutenção da temperatura do nosso corpo ocorre a partir do resultado do balanço direto entre a produção de calor pelo metabolismo em relação à temperatura e umidade do ambiente. Sendo assim, quando está mais frio, o nosso organismo busca manter a sua temperatura, e, para isso, o metabolismo fica mais acelerado, queimando mais calorias para produzir calor.
Sendo assim, como sabemos que, para haver emagrecimento é necessário que a ingestão calórica seja menor e o gasto maior, durante o inverno, se houver uma atenção especial à alimentação, é possível que seja até mais fácil emagrecer. Afinal de contas, no frio, o corpo trabalha muito mais do que o normal para manter nossa temperatura interna e isso ajuda a queimar calorias. Uma média de 200 quilocalorias a mais são perdidas do que em períodos quentes.
Portanto, o frio é uma boa época para quem quer perder algumas gordurinhas. Porém, não vá pensando que só o frio já vai fazer a sua parte. É preciso estar atento aos hábitos alimentares nessas épocas, pois eles sim, podem ajudar a engordar.
No inverno, é comum que ocorra um consumo exagerado de alimentos muito calóricos, tais como chocolate-quente, massas, e caldos muito calóricos, acompanhados por petiscos gordurosos (caldo de feijão com torresmo, caldos com carnes “gordas”).
Além disso, a vontade de ficar debaixo do cobertor faz com que muitas pessoas diminuam o ritmo das atividades físicas. Nesse caso, o frio não vai adiantar de nada para ajudar a emagrecer e é por isso que surgem ideias como a mencionada no início desse texto, defendendo o ponto de que o frio engorda.
Assim, é preciso tomar cuidado e aproveitar a época de frio para adotar uma dieta saudável e inserir pratos mais leves na sua rotina, além de alimentos funcionais, que podem te ajudar a alcançar resultados muito positivos. Vale, também, potencializar o tratamento com atividade física regular para estimular ainda mais o gasto calórico. Desse modo, quando o verão chegar, você estará com o corpo em forma para aproveitar o calor!
E aí, gostaram da dica? Então bora mexer o corpo e aproveitar o inverno para queimar mais calorias!
Um abraço e até a próxima semana!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 10/08/2023