Como já disse o Skank: “que coisa linda é uma partida de futebol”.
Ainda mais se for o jogo do Brasil na Copa do Mundo, afinal precisamos lavar nossa alma do pesadelo que foi o 7x1!
Mas não vamos lembrar de situações traumáticas, vamos ter um único pensamento: o hexa vem!
Então me fala, aposto que você está contando até os segundos para os jogos do Brasil e poder ter algumas horas de folga para ver seu país vestindo a camisa verde e amarela da seleção e ver a bola rolando pelo tapete verde gramado!
Como você deve ter visto, nesta primeira fase, todos os jogos do nosso Brasil são em dias de semana, os famosos dias úteis de labuta.
Porém veio a seguinte dúvida: meu chefe é obrigado me liberar para assistir jogo no Brasil na Copa do Mundo?
Como boa advogada devo ser sincera, a resposta é não, mas calma aí que tem solução.
Acontece que a não há na CLT ou qualquer outra lei que obrigue o empregador a liberar seus funcionários para assistir os jogos.
Mas qualquer empregador pode decidir por liberar seus funcionários para os jogos, com ou sem compensação, pois a empresa tem total autonomia para decidir se seus empregos vão trabalhar ou não.
Mas atenção, caso o seu chefe opte por te liberar com a exigência de compensação, deve ser feito respeitando os limites previsto na CLT.
Assim, o regime de compensação de jornada deve ser estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês da folga.
No caso de seu patrão decidir liberar os funcionários para os jogos sem qualquer o acordo de compensação, não pode haver nenhum desconto no seu salário.
Fique atento! Caso a empresa decida por assistir os jogos no próprio ambiente de trabalho, você, como empregado, deverá ficar atento e evitar determinados comportamentos excessivos para não correr o risco de demissão por justa causa.
Finalizo esse artigo desejando sorte para nossa seleção e sonhando com o HEXA!
Serviço
Dra. Maria Victória de Oliveira R. NolascoAdvogada
OAB/MG 207.251
Contato: (31) 9 9431-5933
[email protected]
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Dra. Maria Victória Nolasco, no dia 17/11/2022