COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Poços reativa leitos do Hospital de Campanha
Com o intuito de ampliar o atendimento e a assistência aos pacientes em Poços de Caldas que necessitam de internação em leitos clínicos, os 20 leitos do Hospital de Campanha serão reativados. Devido ao aumento nos atendimentos e internações nos últimos dias, os leitos estão sendo um suporte para os pacientes que precisam ser internados em leitos clínicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Hospital Margarita Moralles e unidades hospitalares do município. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)
Empresários treinados em Patos
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios, um treinamento de prototipação de produtos para empresários de Patos de Minas e da região. Na oportunidade, o coordenador do NIT, Núcleo de Inovação Tecnológica realiza treinamento para empresários professor Fernando Dias da Silva, apresentou a metodologia de prototipação. Em seguida, os empresários Geraldo Tinoco (Inglês para Desesperados) e Miguel Faria (GOW), apresentaram os cases de suas empresas. (Folha Patense)
Restauração de embarcação
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), informa que assumiu integralmente a restauração do Vapor Benjamim Guimarães, embarcação histórica localizada no município de Pirapora, no norte do estado. A decisão foi tomada em função da falta de repasses de recursos financeiros em convênio firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Iepha, até então encarregado pela contratação e execução da obra. Em breve serão divulgados orçamentos e novo cronograma para a continuação da obra. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)
Coleta de óleo usado
Umas das ações continuadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Pesca da Prefeitura de Santa Vitória é a coleta permanente do óleo de cozinha usado no Município, visando a preservação do meio ambiente e a conscientização da população para o aproveitamento desse produto reciclável. Para realizar o descarte correto basta colocar o óleo em garrafas PET e encaminhá-lo para o ponto de coleta de óleo usado, na sede da secretaria. (Gazeta do Pontal de Minas – Ituiutaba)
Dificuldade em adquirir testes
Com o grande aumento da procura por testes para detecção da Covid-19, laboratórios e drogarias de Juiz de Fora já encontram dificuldades para adquirir os exames. A Tribuna constatou, nesta semana, que pelo menos dois laboratórios não têm testes suficientes para atender a demanda, que disparou nas primeiras semanas deste ano e já chegou a passar de 400 exames por dia em um dos locais. As filas de pessoas que aguardam a testagem do lado de fora dos estabelecimentos continuam, e o impacto também vem sendo sentido nos hospitais, que relatam aumento na busca pela testagem. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Recursos para cadastros no SUS
Sessenta e três municípios do Norte de Minas estão sendo contemplados pelo Ministério da Saúde com o repasse de R$915.6 mil destinados para a implementação de ações voltadas para ampliar o cadastro da população quilombola nos serviços de atenção primária à saúde. A liberação dos recursos para 2.463 municípios, sendo 387 localizados em Minas Gerais, foi anunciada nesta semana, pelo secretário de atenção primária à saúde, Raphael Câmara. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que haja 1.133.106 quilombolas no país. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Ranking de infrações de trânsito
Um levantamento realizado e divulgado nesta semana a partir de números da Polícia Civil de Minas Gerais e também do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), apontou que São Sebastião do Paraíso foi a cidade da região que mais teve autuações por infrações de trânsito da região em 2021. O município registrou quase 50 mil autuações, ficando bem a frente de Passos que teve mais de 28 mil. Em relação a 2020 o crescimento das infrações registradas pelos paraisenses foi de 26,75%. A partir de abril deste ano a legislação apresenta algumas mudanças para o setor, principalmente em relação a remoção de veículos. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)
Eventos limitados
Em nova deliberação publicada nesta sexta-feira, 21, no Diário Oficial de Uberlândia, o Comitê Municipal de Enfrentamento à covid-19 limitou a capacidade de público para shows, festas e espetáculos comerciais realizadas no município. De acordo com decreto, estes eventos poderão receber 50% da capacidade do estabelecimento, como anteriormente deliberado, porém foi incluída uma limitação de até duas mil pessoas. A justificativa para a alteração é o aumento considerável nos índices de contaminação da covid-19, que em janeiro bateu recordes diários de casos desde o início da pandemia. (Diário de Uberlândia)
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Coluna MG - Sindijori, no dia 22/01/2022
Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais