Com certeza existem outras formas seguras de se executar essa atividade, mas o improviso, nesse caso, venceu. Não sei como terminou este serviço, mas a chance de dar errado é muito maior que dar certo. E assim temos várias situações em nosso dia a dia, que podem e devem ser evitadas. Quem não conhece alguém que já passou por situação de acidente e depois que aconteceu ele conseguiu enxergar uma forma de evitar??? Trazendo para dentro de casa, um estudo do “G1.globo”, revelou as seguintes informações:
Mais de 30% dos entrevistados relataram ter passado por situações de acidentes dentro de casa. A pesquisa relata quando um produto ou serviço prestado provoca dano ao consumidor, como por exemplo, produtos infantis, eletrodomésticos, mobiliário, entre outros. Ainda na mesma pesquisa, foi apontado que as pessoas que mais sofrem acidentes desse tipo estão na faixa etária de 30 a 40 anos, e os produtos que mais causaram acidentes foram: fogão, escada doméstica e fósforo de segurança.
De acordo com o especialista, os acidentes mais comuns dentro de casa são:
- asfixia por objeto, que afeta principalmente as crianças que costumam levar tudo à boca;
- intoxicação por produtos químicos (limpeza ou medicamentos) que ficam ao alcance de crianças ou idosos;
- queda provocada por tapetes, objetos no chão ou espaços muito apertados;
- quedas dentro de banheiro, em especial no box, quando não há pisos antiderrapantes.
Assim como na indústria, os riscos sempre vão existir, mas também existem as formas corretas e adequadas de realizar toda e qualquer atividade. É preciso estar sempre atento, conversar sobre esses riscos e suas consequências e principalmente as formas de evitar que os acidentes aconteçam. Esse é o melhor caminho.
Uma semana segura para todos!!!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Papo Seguro, no dia 17/12/2021
Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI
Rua Lopes Franco, 545, Carijós, Lafaiete
Telefone: (31) 3762-1898
E-mail: [email protected]
Instagram: protegeepilafaiete
Facebook: @protegeequipamentos