Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 19° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,057
Nayara Costa


Vivendo bem com a Diabetes



 

Na próxima semana, mais especificamente no dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Diabetes. A data tem como propósito reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção e oferecer alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes. Por isso, na coluna de hoje vou falar um pouco mais sobre mudanças de hábitos simples que as pessoas portadoras da Diabetes podem tomar para evitar complicações da doença.

Considerada uma doença silenciosa por, na maioria das vezes, não manifestar sintomas ou causar mal-estar ao paciente, a Diabetes Mellitus é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou pela incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no nosso sangue ou, em outras palavras, os níveis de açúcar.

Quando uma pessoa tem diabetes, ela não consegue utilizar a glicose adequadamente, provocando um déficit na metabolização desse carboidrato. Esses casos são caracterizados por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente, condição que pode provocar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Estilo de vida como aliado

A alimentação é uma aliada importante no controle e prevenção de diversas doenças, entre elas, a Diabetes. O ideal é basear a alimentação em alimentos in natura. Além disso, é recomendado consumir diariamente verduras, legumes e frutas, preferencialmente crus, por possuírem maiores quantidades de fibras.

Já as frutas, devem ser consumidas em quantidades adequadas e distribuídas corretamente ao longo do dia. É importante lembrar que os carboidratos têm maior efeito nos níveis de glicose do sangue, portanto é importante controlar o consumo de doces, massas e gorduras.

 Além disso, a prática de atividades físicas ajuda a controlar a glicemia, manter o peso saudável e controlar o estresse, fatores que também contribuem para a evolução da doença. Ter uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável é fundamental, tanto para prevenir quanto para controlar a Diabetes.

Tipos de Diabetes

A doença pode ser dividida em dois tipos: o 1, que se caracteriza por ser crônica e hereditária, acometendo cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil. E o tipo 2, que ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa está relacionada a fatores como histórico familiar, idade superior aos 45 anos, sobrepeso, sedentarismo e hipertensão arterial.

Manipulados como aliados

Hoje existem alguns ativos naturais que podem ajudar no controle da glicose no sangue e, consequentemente, auxiliar no controle da Diabetes. Estes ativos e alguns probióticos podem ser manipulados para aproveitar toda a sua essência.

Entretanto, é preciso que o médico responsável por acompanhar e fazer o controle do tratamento receite os manipulados com a dosagem segura para cada paciente. A automedicação jamais deve ser realizada pois, não só no Diabetes, mas em qualquer circunstância, pode acarretar enormes prejuízos para a saúde.

Espero que você tenha gostado do tema da coluna de hoje. Um abraço e até semana que vem!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 09/12/2021

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna