Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,079
Dra. Maria Victória Nolasco


4 dicas para não ser enganado na Black Friday



 

A Black Friday, de origem americana, já está aí batendo na nossa porta, realmente dia 26 de novembro já está chegando.

Sei bem o que esse dia causa nas nossas mentes consumidoras, eu particularmente adoro conseguir coisas baratas e com desconto, creio que muitas pessoas pensem como eu, mas na Black Friday, o dia dos descontos, corremos um grande risco de sermos enganados por vários motivos, vítimas de propaganda enganosa e até pagar mais caro do que em datas normais.

O notebook em que escrevo este artigo foi adquirido em uma Black Friday há alguns anos, mas para isso analisei bem antes de comprar para não sofrer qualquer golpe ou engano.

Já o namorava há algum tempo estava esperando-o entrar em promoção, no dia da Black Friday, a loja dizia que estava dando mais de R$1.000,00 de desconto, mas na verdade, eles só aumentaram o preço do produto no dia da promoção e estavam apenas dando R$300,00 de desconto.

Sim, eu realizei a compra, pois ainda havia algum desconto, mas em algumas situações as lojas apenas aumentam os valores e não dão qualquer desconto ou os consumidores acabam comprando em sites fraudulentos.

De fato, o mercado do consumidor não é para os fracos, por isso vou te dar algumas dicas para ser mestre em compras na Black Friday.

 

1      – Observe os preços!

Dias antes da Black Friday faça uma pesquisa de mercado dos produtos que deseja comprar, anotando todos os preços, lojas, valor do frete, prazo de entrega e especificações do produto.

Assim no dia da promoção você não vai correr o risco de pagar mais caro do que o valor em dias normais.

 

2      –  Cuidado com links e sites!

No dia da Black Friday, algumas pessoas maliciosas criam sites e links maliciosos.

Essas práticas podem ser realizadas para que o consumidor ao clicar em algum deles tenham todos seus dados roubados, como senhas de banco, senhas de cartões ou outros dados que estejam no seu aparelho eletrônico, que após serão utilizados para prejudicar a vítima.

Há também alguns sites e links criados para que se parecem com sites reais, sendo estes uma cópia fraudulenta, assim o consumidor realiza a compra e o pagamento, mas após não recebe o produto e nem o estorno do valor pago.

Dica: antes de realizar a compra, procure sobre os dados da empresa e sobre o site ou link onde está sendo apresentada a oferta.

Verifique suas anotações da pesquisa de mercado realizada antes da Black Friday e confirme todas as informações coletadas anteriormente.

Consulte os valores do mesmo produto em outras lojas, se houver uma grande diferença de preço entres lojas diversas, pode ser um caso de fraude.

 

3      –  Não utilize computadores públicos!

Utilize seu próprio computador, celular e rede de internet privada para evitar invasões de hackers em computadores públicos

 

4      – Salve todos os dados!

Salve todas as etapas da compra on-line para comprovar a oferta e de que a comprar foi devidamente realizada.

 

Vem cá comigo que agora vou te informar sobre alguns direitos que você tem como consumidor.

Direito de Arrependimento: em qualquer compra realizada pela internet, o consumidor tem até 7 dias, contados da entrega do produto, para desistir da compra e solicitar o cancelamento da comprar e o reembolso.

Produto pago, mas não foi entregue: o consumidor pode exigir a entrega do produto ou que realizem a devolução do valor pago.

Produto com defeito: se o produto comprado na loja ou pela internet apresentar problemas de qualidade ou quantidade, o consumidor tem 30 dias para reclamar, sobre produtos não duráveis e 90 dias, sobre produtos duráveis. Caso não ocorra a solução, o consumidor pode exigir seu dinheiro de volta, pedir o abatimento proporcional do preço ou outro produto equivalente.

Propaganda enganosa: é qualquer ação que passa ao consumidor falsa realidade de um bem de consumo ou produto.

Nesse caso, o consumidor tem 3 opções para tentar solucionar o problema: exigir o cumprimento do que foi ofertado; aceitar produto ou serviço equivalente ou requerer a rescisão do contrato e a devolução do valor pago, com correção monetária.

Bom, encerro por aqui dizendo: boa sorte em suas compras e te desejo bons descontos.

E lembre-se, siga as dicas!

Serviço
Dra. Maria Victória de Oliveira R. Nolasco
Advogada
OAB/MG 207.251
Contato: (31) 9 9431-5933
[email protected]



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Dra. Maria Victória Nolasco, no dia 24/11/2021

Dra. Maria Victória de Oliveira R. Nolasco
Advog


Dra. Maria Victória de Oliveira R. Nolasco
Advogada
OAB/MG 207.251

[email protected]
(31) 9 9431-5933


Comente esta Coluna