Os medicamentos são elementos importantes no tratamento de vários transtornos mentais. Mas é preciso ficar alerta ao uso incorreto, e ao excesso que podem encobrir os sintomas.
As pessoas estão tentando encontrar em meios externos, como os remédios, as soluções para questões internas. Mascarando dores emocionais com medicamentos, e isso é muito perigoso para saúde mental. Tratar o corpo, mas não o causador dos sintomas, irá apenas mascarar o sofrimento. Tomar o remédio sem indicação é atenuar os sintomas, que são extremamente importantes para chegarmos à causa.
Hoje, a sociedade está cada vez mais acelerada, atenção e o foco estão menos voltados para as próprias emoções, o que atrapalha a percepção da dor emocional. Fomos ensinados, desde crianças, que, quando estamos com uma dor física, a gente toma remédio e a dor passa. Não aprendemos a distinguir dor física da dor emocional, e tomamos remédio. Buscamos sempre o jeito mais fácil de aliviar nosso sofrimento. Com isso vemos a grande procura por medicação. Saídas mais fáceis, muitas vezes, não dão certo, apenas atenuam o sofrimento no momento.
A cultura de medicalização está enraizada na nossa sociedade. O desenvolvimento dos remédios é importante e tem seu valor, mas é preciso refletir sobre como utilizá-los para que não haja automedicação.
Sentimentos como tristeza, alegria e raiva, fazem parte da vida de todos. Precisamos entender que essas oscilações que temos no nosso funcionamento psicológico não, necessariamente, indicam um transtorno mental. Mas é preciso investigar, quando passa a prejudicar nossas relações interpessoais.
A medicação sozinha, não trata transtornos mentais, e não deve ser vista como uma solução mágica, até por que algumas pessoas respondem muito pouco a elas. Uso das drogas psiquiátricas, funcionam melhor quando em conjunto com a psicoterapia, meditação, exercícios físicos e boa alimentação. Todos esses fatores fazem parte do tratamento.
As causas que levam ao desenvolvimento de um transtorno mental, são múltiplas, não são somente um desequilíbrio biológico. São originadas a partir das dimensões biológicas, psicológicas e social. Quando limita a solução apenas em uma dessas áreas, que é o remédio, ele vai atuar no corpo e as a outras dimensões acabam sendo ignoradas. Portanto, “só medicação não basta”, para tratamento dos transtornos mentais.
Serviço
Renata Assis
Psicóloga Clínica
Especialista em TCC
CRP 04/47595
Contatos
Telefone: (31) 99902-8947
Instagram: @psi.renataassis
E-mail: [email protected]
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Renata Assis, no dia 06/08/2021