O inverno chegou e, com as temperaturas mais baixas, é comum que a pele sofra um pouco mais com vermelhidão, ressecamento e descamação. Essa desidratação também fica bastante visível nos cabelos que, com os banhos mais quentes e uso de fontes diretas de calor, acabam sofrendo mais danos. Já os lábios, por se tratar de uma área bastante delicada, quando expostos às bruscas mudanças de temperatura e a alguns ativos sintéticos, acabam ressecando e ficando inchados, vermelhos e ressecados. Por isso, na coluna de hoje, eu vou falar sobre quais os cuidados necessários com a pele, com os cabelos e com os lábios para evitar o ressecamento durante essa época do ano. Vamos lá?!
O autocuidado é um hábito que deve ser mantido o ano todo, porém, durante as estações mais frias, como é o caso do outono e do inverno, esses cuidados devem ser redobrados. Nesse período, a pele produz menos oleosidade natural, já que há uma diminuição significativa na quantidade de luz e calor e um aumento na exposição ao vento e à poluição. Esses fatores, juntos, acabam causando o ressecamento que citei acima.
O clima seco também pode ser responsável pelo aparecimento de algumas dermatites e alergias. E caso isso seja algo recorrente, a pele pode ficar mais suscetível ao aparecimento de rugas finas, vermelhidão, coceiras e, até mesmo, rachaduras graves. Nestes casos, é importante ficar alerta. Se a pele perde sua barreira de proteção, fica mais vulnerável às infecções.
Mas, como evitar que isso aconteça? A resposta é simples e pode ser resumida em uma só palavra: hidratação. Para a pele, o ideal é buscar produtos à base de fosfolipídios, que formam uma segunda pele e protegem de forma efetiva, diminuindo a perda de água por evaporação. Para os lábios, utilize produtos hidratantes com D-Pantenol e ceramidas. Já para os cabelos, shampoos com cetoconazol e soluções capilares com corticoide são bastante recomendadas pelos especialistas.
Além disso, há alguns hábitos que podemos mudar para evitar danos maiores à pele, aos lábios e aos cabelos, por exemplo, diminuir a temperatura do chuveiro na hora do banho, diminuir o tempo do banho, optar por sabonetes e produtos que auxiliem na hidratação, manter o uso constante do filtro solar, consumir mais alimentos ricos em água, evitar a exposição ao frio e ao vento e aplicar hidratante no corpo todo.
Gostaram do texto de hoje? Espero que sim. Um abraço e até a semana que vem!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 25/06/2021