Nesta semana, se completou um ano desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do Covid-19. Um ano de incertezas, medo, vidas perdidas, angústia e de isolamento da família e dos amigos. E, apesar das vacinas, o país ainda vive, nos dias de hoje, a necessidade do retorno das medidas mais restritivas de prevenção, devido ao aumento dos casos de contaminação e óbitos. Isso acabou se tornando um gatilho para que as pessoas voltassem a sofrer com as crises de ansiedade e pânico, já que, muitos de nós estamos com os nervos à flor da pele.
Por isso, uma das soluções encontradas por muitos para passarem por esse período está ligada às terapias alternativas como, por exemplo, a aromaterapia. E é justamente sobre o uso de óleos essenciais e seus benefícios para a saúde mental que irei falar um pouco mais na coluna de hoje.
Lavanda para acalmar, alecrim para energizar, laranja doce para trazer alegria... São muitos os aromas que podem te ajudar a enfrentar os sentimentos negativos que a pandemia vem causando e seus efeitos na saúde mental. A aromaterapia é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde regulamentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma prática terapêutica, que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde física, emocional e mental.
Por meio do olfato, a aromaterapia mexe diretamente com o sistema límbico do cérebro, responsável pelas emoções. Por isso, é uma terapia que traz efeitos imediatos e positivos para a saúde.
Como aplicar a terapia no cotidiano
Existem duas formas mais comuns de utilizar os óleos essenciais: como difusor de ambientes ou massageando diretamente sobre a pele. Entretanto, também pode ser aplicado em banhos de imersão, escalda pés ou, até mesmo, combinados com outros cosméticos (como os sabonetes artesanais por exemplo).
Qual óleo essencial usar?
- Para relaxar e aliviar o estresse: os óleos mais indicados são os de lavanda, hortelã e camomila;
- Para a criatividade, foco e o bom humor: laranja, alecrim e canela;
- Propriedades antissépticas: sálvia, gengibre, capim-limão, melaleuca e eucalipto.
O conforto interno e a sensação de bem-estar que a aromaterapia traz é algo que todo mundo está precisando. Não existe somente um óleo essencial que todos devem usar, os aromas são muitos e variam de acordo com cada necessidade. O mais importante é que você se sinta bem com o tipo de aromaterapia escolhida. Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre este tratamento alternativo e muito benéfico para a saúde mental.
Um abraço, e até semana que vem!
Ah... é sempre bom lembrar: se puder, fique em casa!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 19/03/2021