MOC fica em 5º na saúde
O município de Montes Claros ficou em quinto lugar na área de saúde, no “Índice de Desafios da Gestão Municipal”, da consultoria Macroplan e publicado pela revista Exame nesta semana. No ranking geral, Montes Claros aparece como a 26ª melhor cidade para se viver em 2021, à frente de capitais como Rio de Janeiro e Porto Alegre. Se levada em consideração somente a região sudeste do país, Montes Claros aparece em 20º lugar, à frente de cidades mineiras de mesmo porte como Juiz de Fora, Betim e Contagem. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)
Itabirito na onda vermelha
Por decisão do Comitê Extraordinário Covid-19, liderado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, Itabirito e os demais municípios da macrorregião Centro regrediram para a onda vermelha do Plano Minas Consciente. A decisão desde sábado, dia 13 de fevereiro. Em filas, a distância mínima exigida passa a ser de 3 metros. Hotéis terão limite de ocupação de 50%. Em eventos, a limitação será de 30 pessoas, considerando a capacidade de uma pessoa a cada 10 metros quadrados. Para os serviços não-essenciais, o novo protocolo prevê limitação a um cliente por atendente. (Jornal O Liberal- Itabirito)
Hospital aguarda leitos
Após a transferência dos pacientes de Manaus, o Hospital Regional de Uberaba ficou exclusivo para tratamento da covid-19 com capacidade para estruturar, segundo a direção do hospital, mais 30 leitos: 20 de UTI e 10 de enfermaria, sendo todos para casos suspeitos e confirmados da doença. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) informou que já recebeu ofício com o pedido de habilitação de 20 novos leitos de UTI/Covid-19 para Uberaba. (Jornal de Uberaba)
Toque de recolher em Andradas
Na segunda-feira, 15, entrou em vigor em Andradas o toque de recolher. Com medida, fica proibida a circulação e permanência de pessoas nas vias públicas. De acordo com o Decreto Nº 2362, de 12 de fevereiro de 2021, “Fica vedada, a partir do dia 15/02/2021, a circulação e permanência de pessoas nas vias públicas municipais no horário compreendido entre as 22h e 05h do dia posterior”. O decreto, entretanto, não se aplica ao deslocamento de trabalhadores que exerçam suas atividades em turnos. (Portal da Cidade- Andradas)
OP inaugura Centro
Irreverente, único e representativo, Zé Pereira é um dos blocos mais importantes do Carnaval ouro-pretano e, por isso, às vésperas do carnaval, foi inaugurado em sua sede, o Centro de Memória do Zé Pereira do Club dos Lacaios. Sendo o bloco mais antigo de Ouro Preto, com seus 154 anos, o centro retrata toda a história, tradição e música desse grupo carnavalesco que, ao primeiro toque dos seus clarins, toda comunidade sai para as ruas. É a entidade carnavalesca mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta desde sua criação. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)
Iphan fará tombamento
O município de Timóteo recebeu retorno positivo sobre o pedido de abertura do processo de tombamento e o status de “Tombamento provisório- processo nº01514.000347/2020-87 junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os trabalhos também foram retomados para p reconhecimento do Forno junto ao Instituo Estadual do Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). No âmbito municipal, o processo de tombamento local será devidamente instruído a partir do mês de março. (Diário do Aço- Ipatinga)
Formiga reajusta servidor
A Câmara Municipal de Formiga aprovou, por unanimidade, os projetos de lei que concedem reajuste aos vencimentos dos servidores públicos dos poderes Executivo e Legislativo. Tanto os funcionários da Prefeitura como os da Câmara terão reajuste de 4,52% em seus salários. O índice utilizado para definir o percentual foi o IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo). O vale-alimentação dos servidores também sofrerá reajuste. Os funcionários do Legislativo terão aumento também de 4,52% em seu benefício, enquanto os do Executivo terão reajuste maior, de 5,26%. (O Pergaminho – Formiga)
Sindicato denuncia perseguição
O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste comunicaram oficialmente ao Executivo Municipal o tratamento inadequado que os servidores municipais de Divinópolis vêm recebendo por parte de chefes imediatos no Centro Administrativo. A queixa foi formalizada em reunião com a vice-prefeita e secretária e Governo, Janete Aparecida da Silva, e a presidente do Sintram, Luciana Santos, que estava acompanhada do vice-presidente, Wellington Silva, e do diretor financeiro Demétrio Bento. O Sintram alertou que a situação poderia até mesmo ser caracterizada como assédio moral. (Divinews – Divinópolis)
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Coluna MG - Sindijori, no dia 16/02/2021
Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais