A muitos anos atrás, os chás eram utilizados como remédio devido a escassez de medicamentos era o método para tratar as doenças dos indivíduos. Entretanto atualmente passou a fazer parte do habito brasileiro.
É cientificamente comprovado os inúmeros benefícios dos chás, por conter compostos fenólicos (flavonóides, catequinas, polifenóis, alcalóides, vitaminas, sais minerais, etc.) que contribuem para a prevenção e o tratamento de várias doenças, entre elas: auxílio no sono, melhora no processo digestivo, ação calmante, ação cicatrizante, ação diurética, auxílio na perda de peso, dentre outros.
Existe diversas variedades de chás no mundo, cerca de mais de 3.000 , algumas puramente medicinais, outras deliciosamente agradáveis ao paladar. O mais comum é o chá preto, que corresponde a 75% do chá consumido no mundo.
Estudos revelaram que o consumo diário do chá verde contribuiu para diminuição do risco cardiovascular pela ação dos flavonoides
Cabe ressaltar que os chás precisam ser consumidos diariamente para que os seus benefícios possam ser evidenciados quando usados com o objetivo medicinal.
Apesar de corroborar para saúde e boa forma, nem todos podem usufruir da bebida. Conheça alguns tipos de chás indicações e contra- indicações.
CHÁ DE CAMOMILA - indicado para: Auxiliar no processo digestivo, suave sedativo e calmante, auxilia no casos de gastrite nervosa, ttratamento com síndrome do colo irritável, ação anti-inflamatória, protetor da parede do estômago ,auxilia em processos inflamatórios da boca e gengiva. Contra-indicações: Monitorar o uso com sedativos, álcool, ansiolíticos e anticoagulantes.
CHÁ DE CAVALINHA – É Diurético – aumenta a diurese (urina) diminuindo o inchaço e retenção de líquidos corporais auxiliando na função dos rins. Remineralizante – ajuda no fortalecimento ósseo e das unhas
CHÁ DE MARCELA - Auxilia no processo digestivo, diminui a dor muscular pela ação anti-inflamatória, diminui a dor de cólicas menstruais, diminui dores articulares, diminui a diarreia, protege o estômago, calmante leve diminui a ansiedade e a tensão. Contra-indicação: monitorar o uso em grávidas ou amamentando.
CHÁ DE GENGIBRE -Diminui náuseas, diminui flatulência (gases intestinais),diminui enjôo – principalmente na gravidez, diminui vômitos na gravidez, auxilia na regulação intestinal,auxilia na no tratamento da impotência sexual, expectorante nas gripes e resfriados, auxilia na sinusite, tosse e rouquidão, diminui o mau hálito,diminui dores reumáticas e de artrite, é hipoglicemiante (diminui a glicose sanguínea),auxilia na regulação do intestino . Contra-indicação: O excesso pode causar ansiedade e vômito. usar com muita cautela em pessoas que fazem o uso de anticoagulantes e hipoglicemiantes.
CHÁ DE HIBISCUS Acelera o metabolismo, auxilia na perda de peso, auxilia no controle da pressão arterial elevada, diminui a ansiedade, diminui a insônia, auxilia na prisão de ventre (evacuação) . Contra indicação: Não usar durante gravidez e amamentação.
CHÁ DE HORTELÃ-Diminui cólicas intestinais, diminui flatulências (gases intestinais), auxilia no processo digestivo, auxilia nas funções do fígado, aumenta o metabolismo auxiliando na perda de peso , estimulante do sistema nervoso central – aumenta o ânimo, ação vermífuga, auxilia no tratamento da síndrome do colo irritável, auxilia a diminuir infecções do trato respiratório. Contra-indicação: Cautela ao usar em grávidas e amamentando.
O modo de preparo também faz toda diferença para não ocorrer perda do poder medicional. O modo correto é : Aqueçer a água até próximo de fervura -200 ml e despeje 1 colher de sopa da erva . Abafe por 10 minutos. Coe e sirva.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 13/01/2021
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
[email protected]
(31) 99880-2324