Coaching é um processo de desenvolvimento humano em que o Coach (profissional conhecedor das técnicas), auxilia o coachee (cliente) a trilhar o caminho rumo a seu objetivo pessoal ou profissional.
O método não é tão recente como muitos podem estar pensando. O termo Coach surgiu no século XVI em uma vila chamada Kocs que fica no condado de Komárom-Esztergom, Hungria.
Devido ao fato de morarem próximo ao Rio Danúbio, os moradores do povoado viram a necessidade de criar carruagens resistentes e confortáveis. Com isso foram produzidas as primeiras carruagens com suspensão. Os habitantes de Kocs e das localidades próximas queriam todos usufruir do conforto que o veículo oferecia. O nome dado à carruagem foi de kocsi szeker, posteriormente somente kocsi. Mais tarde, os ingleses que a utilizavam deram nome de Coach. Para os britânicos, a palavra kocsi tinha esta mesma pronúncia. Essa foi à origem primária da palavra Coach, ou seja, ela significa carruagem.
No século XIX, por volta de 1830, em Oxford, Inglaterra, a palavra coach passou a ser usada para identificar professores e tutores particulares que, apesar de não serem efetivos na instituição, acompanhavam alunos e os preparavam para as provas finais. Os alunos da Universidade de Oxford começaram a chamar de coach, os professores que mais os ajudavam a melhorar o seu desempenho.
Comparações foram feitas, da mesma maneira que a carruagem levava as pessoas a diversos lugares, o coach era a forma como se chamava o tutor que conduzia as pessoas pelos diversos campos do conhecimento.
Na década de 1950, o termo coaching passou a ser conhecido como um conjunto de técnicas específicas para motivar esportistas. A utilização dessas técnicas foi devido ao fato da percepção de que o principal adversário dos competidores eram eles mesmos. Iniciou-se a aplicação de técnicas específicas no treinamento dos esportistas com o objetivo de desenvolver suas habilidades com mais rapidez, identificando seus pontos de melhorias e com isso contribuindo para sua alta performance.
Com o tempo o grande impacto no esporte chamou atenção de executivos, que praticavam tênis e começaram a adaptar ao ambiente corporativo. Nos dias atuais tem muita influência no mundo empresarial.
No Brasil, a história do coaching é recente, chegou ao país na década de 1990. Segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): “Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades humanas: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades no ambiente pessoal ou profissional. É um processo que utiliza um mix de técnicas, ferramentas, recursos e pode ser feito de forma individual ou em grupo.”
A tradução da palavra Coach para o português é treinador. O processo consiste no estabelecimento de uma parceria entre o Coach (profissional especializado) e o Coachee (pessoa que deseja alcançar seus objetivos). Com a parceria, coach e coachee desenvolvem sessões, geralmente semanais, quinzenais ou mensais com o intuito de traçar o caminho e implementar as ferramentas adequadas para o alcance de objetivos.
Com o desenvolvimento do processo de coaching é possível auxiliar o indivíduo a aproveitar todo o seu potencial de crescimento. Muitas das vezes os nossos maiores adversários somos nós mesmos.
Espero que este texto tenha lhe ajudado a entender melhor sobre o assunto tão falado no mundo de hoje e, ao mesmo tempo não conhecido por vários.
Agradeço você por estar até aqui comigo e em breve contarei mais detalhes de como funciona na prática.
Um grande abraço e até breve.
Email: [email protected]
Agende uma sessão: (31) 99718-3549
Instagram: @coach.claudianodutra
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Claudiano Dutra, no dia 25/09/2020
Professional Coach
E-mail: [email protected]
Telefone: (31) 99718-3549
Instagram: @coach.claudianodutra