Estamos vivendo uma era em que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e o próprio bem-estar. Contudo, nesta nova era, a indústria farmacêutica vem ganhando um destaque totalmente diferente dos últimos anos: a produção de fitoterápicos e fitocosméticos. Mas você sabe o que são estes conceitos? É justamente sobre isso que vou explicar melhor na coluna de hoje.
Atualmente, a maioria dos cosméticos encontrados no mercado são produzidos a partir de produtos de origem animal e vegetal. Além disso, costumam conter em sua formulação produtos químicos sintéticos como: pigmentos, aromatizantes e emulsificantes que possuem a função de tornar o produto mais agradável e chamativo. Porém, a tendência agora entre os consumidores é a procura por alternativas a estes produtos sintéticos, pelo fato de preferirem produtos naturais e menos agressivos tanto para a pele como para o meio ambiente, mas sem perder qualidade. Daí veio à tona o termo “Fitocosmético”!
Trata-se de cosméticos naturais elaborados com óleos, manteigas vegetais e extratos de plantas medicinais. Como por exemplo os óleos essenciais, os hidratantes corporais, produtos para cabelos e até mesmo as máscaras de tratamentos faciais.
Vantagens
A grande vantagem desse grupo de produtos está no fato de não agredirem o organismo e ainda assim possuírem propriedades terapêuticas cientificamente comprovadas. Além disso, eles podem agir como uma forma de “detox”, ou seja, limpando as impurezas existentes nas camadas superficiais do nosso corpo e que prejudicam a nossa saúde e não causam irritações ou alergias, como os produtos industrializados costumam causar. Sem contar que eles são sustentáveis.
Manipulados
Além dos fitocosméticos, a indústria farmacêutica, que trabalha com medicamentos manipulados, também vem ganhando notoriedade com a produção dos chamados “fitoterápicos”.
Sem causar danos à saúde e ao organismo do paciente, esta modalidade de medicamento também é produzida a base de essências de plantas ou frutas. E a saída dos fitoterápicos se dá principalmente na produção de ativos que combatem o estresse, diminuem os sintomas da ansiedade, ajudam a regular o sono e até mesmo o peso.
Mas atenção, o acompanhamento das medicações junto a um profissional de saúde é muito importante para que ele oriente as formas corretas de utilização destes medicamentos. Pois, apesar de serem naturais, tudo em excesso pode fazer mal para a sua saúde.
Bom, espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre esta nova tendência: a de cosméticos e medicamentos naturais! Um abraço e até a próxima.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 23/09/2020