Pandemia derruba festivais gastronômicos
A cidade de Sabará, na Região Metropolitana de BH e a 15 quilômetros da capital, tem sua história tricentenária ligada à descoberta do ouro, em fins do século 17, quando ainda era conhecida como Sabarabuçu. Mas seu tesouro vai muito além dos imponentes casarões, chafarizes e igrejas que restaram como herança da época. Um dos principais atrativos, que arrasta ao município milhares de turistas durante todo o ano é a culinária, apresentada em diversos festivais gastronômicos. Porém, a pandemia do novo coronavírus mudou a rotina dos produtores, comerciantes e moradores, antes acostumados a ruas e vielas lotadas de visitantes. (Sabará Notícias).
Saúde alerta sobre vacinação contra sarampo
Está à disposição em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Arcos, a vacina contra Sarampo, que agora está sendo disponibilizada para pessoas com idades de 20 a 49 anos. De acordo com Ângela Margaret, responsável pelo setor de Vigilância em Saúde, todas as pessoas que estão nessa faixa etária devem ir à UBS de seu bairro para serem vacinadas, mesmo que já tenham recebido a vacina em outra época. Ângela Margaret ressaltou que, mesmo com esta campanha, a rotina de vacinação de sarampo continua a mesma, havendo a primeira dose em crianças com 6 meses e depois com 1 ano e 15 meses. (Portal Correio Centro Oeste - Arcos).
App MG Mulher já esta disponível para download
Para celebrar os 14 anos da Lei Maria da Penha, a Polícia Civil de Minas Gerais lançou nesta sexta-feira (07), o aplicativo MG Mulher, que é gratuito e garante salvar vidas. Desenvolvido pela Superintendência de Informações e Inteligência Policial, o aplicativo está disponível para download nas appstores dos sistemas operacionais Android e IOS. Pelo aplicativo, a polícia espera diminuir o índice de violência doméstica. Apenas em Divinópolis, durante o isolamento social, houve um aumento de registros de 16,8% mulher que foram agredidas. (Divinews - Divinópolis).
IFMG lança tabela periódica em libras
Professores que trabalham com educação inclusiva passam a contar com uma importante ferramenta para ensinar química a estudantes surdos. Num trabalho pioneiro, a professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Alda Ernestina dos Santos, desenvolveu uma tabela periódica na Língua Brasileira de Sinais, a Libras, em formato digital e interativo. Disponibilizada gratuitamente em formato PDF, a tabela pode ser baixada no portal do IFMG ou no site tabelaperiodica.org, onde já foram registrados milhares de downloads do material, disponível desde 27 de julho. (Jornal Liberal - Itabirito)
Agendamentos Detran
O delegado de Polícia Civil, Dr. Augusto Drumond, em entrevista coletiva, na terça-feira, 04, informou que a Delegacia de Trânsito de Teófilo Otoni implantou o sistema de vistoria eletrônica de veículos e agendamento on-line de serviços relativos a veículos e Carteira Nacional de Habilitação, prestados pelo Detran de Minas Gerais. Serão disponibilizados mensalmente em média 1.200 horários para vistoria de veículos, 300 agendamentos para assuntos relativos a documentação e 900 para assuntos relativos a CNH. Os agendamentos poderão ser feitos através do site do Detran, www.detran.mg.gov.br. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni).
Construção de represa vai melhorar volume de água
O Edital de Licitação para construção de uma nova represa em Santa Bárbara d’Oeste estará disponível a partir deste sábado (8) no site do DAE (Departamento de Água e Esgoto) barbarense. O novo barramento prevê um aumento de 100% no volume de água que hoje compõe a represa de Cillo, com investimento de R$ 12 milhões em recursos próprios do Município. Com a obra de alteamento do novo barramento, que vai reservar mais 3 bilhões de litros de água, podendo chegar a capacidade de 3,8 bilhões de litros em um evento crítico, a cidade passará a contar com disponibilidade total de 12 bilhões de litros de água com as represas Areia Branca, São Luiz e a nova de Cillo, todas inseridas na Bacia do Ribeirão dos Toledos. (Diário de Santa Bárbara D’Oeste).
Empresários recebem cursos de segurança contra covid19
Os empresários e funcionários dos bares e restaurantes de Montes Claros participaram ontem de um curso sobre os protocolos de segurança e sanitização/desinfecção correta frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O evento foi realizado pelo núcleo regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), com a palestra do especialista em microbiologia e pós-doutor em Biodiversidade Elio Gomes Fernandes. A capacitação é inédita em Montes Claros. O curso é para os 110 bares filiados a ABRASEL, porém como forma de prevenção, ele foi dividido em etapas em que serão orientados quatro bares por vez, evitando assim aglomerações. (Gazeta Norte Mineira - Montes Claros).
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Coluna MG - Sindijori, no dia 11/08/2020
Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais