No passado, era comum as pessoas trabalharem por conta própria em uma sala isolada. Hoje em dia, cada vez mais, é exigido o trabalho em equipe e a integração entre os colaboradores. Além disso, os espaços empresariais também se modificaram. Eles têm se tornado mais abertos, amplos e estimulando o trabalho em conjunto.
A partir da década de 90, despertou-se no Brasil uma necessidade maior de busca de conhecimento e desenvolvimento pessoal. Esses novos profissionais obrigaram as empresas a repensarem suas estratégias de gestão de pessoas e seus programas de Recursos Humanos (RH).
As empresas são constituídas de pessoas. Não existe organização sem pessoas. E saber administrá-las e mantê-las motivadas tem sido um grande desafio para os líderes e gestores.
O que é um líder?
Há um tempo atrás, tinha-se a visão de que os líderes era pessoas autoritárias e distantes dos funcionários. Não se preocupavam com o clima organizacional da empresa e buscavam sempre o maior lucro possível.
Atualmente, esse conceito tem se modificado. Busca-se na liderança, não somente os melhores resultados, mas a satisfação dos colaboradores e a melhoria do ambiente organizacional.
Assim, hoje em dia, não basta ter poder ou autoridade, é preciso saber estimular o alto desempenho dos funcionários da melhor maneira possível. Você é um líder?
Motivação e liderança fazem diferença no ambiente organizacional
O papel da liderança envolve estar disposto a ser tolerante com idéias, opiniões, crenças, valores e princípios de diversas pessoas. Cabe ao líder incentivar sua equipe a vestir a camisa da organização e lutar pelo seu sucesso.
Considera-se um bom líder alguém que motiva e coordena uma equipe aplicando, de forma eficaz, suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar metas.
O líder pode ser visto como um funcionário chave da organização. É aquele que atua diretamente sobre o trabalho de uma equipe e contribui para fazer o clima da empresa um ambiente produtivo.
Administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa de seus concorrentes. O gestor ideal é aquele que treina com eficiência novos colaboradores, recompensa de forma justa e motiva com intensidade todos da sua equipe. Inclusive, um bom líder aposta em pessoas com potencial de serem melhores que ele mesmo.
A importância de Liderar
Sabia que uma equipe mal liderada tem a tendência a desestruturar? Um líder é a representação do trabalho da empresa. Então, se ele não motiva sua equipe, as pessoas tendem a não acreditar mais no trabalho que oferecem.
Quando o gestor forma uma equipe e a deixa sem as orientações, treinamentos e ajustes necessários, as pessoas ficam totalmente desmotivadas e perdidas. Isso pode levar projetos importantes por água abaixo e fazer a produtividade da empresa despencar.
Além disso, há a possibilidade de se apresentar um trabalho oposto ao esperado. Por isso, deve-se sempre estar atento e buscar soluções antes que ocorra prejuízos ao desenvolvimento da empresa.
Motivação e liderança andam juntas
O trabalho em equipe é fundamental para qualquer organização, mas deve ser conduzido de forma correta. Saber escolher a liderança correta é de suma importância.
Como já dissemos, o líder é o reflexo da organização. E a partir do momento que o líder abre espaço para que todos adquiram conhecimento sobre os objetivos da empresa, cria-se um ambiente de trabalho mais valorizado e prazeroso.
Assim, é importante investir no treinamento e desenvolvimento de líderes. Isso dá margem para o profissional crescer e ter sucesso. Não há uma gestão imediata.
Pense também nos funcionários. Eles são a alma do negócio e conhecem o dia-a-dia da empresa. Por isso, estar sempre aberto a sugestões, melhorias e críticas é uma maneira de motivar e conseguir um trabalho de qualidade.
Além disso, em uma equipe, sempre é possível encontrar pessoas motivadoras. Elas costumam enxergar possibilidades ao invés de problemas e criam um ambiente de harmonia e diplomacia ao seu redor. Aposte nelas!
Pessoas motivadoras estimulam o ambiente de trabalho
Por outro lado, também sempre existem aqueles que desmotivam e buscam enfraquecer o relacionamento dentro da equipe. E aí a conversa e as maneiras de liderar fazem a diferença. Lembre-se que para um ambiente estimulante, todos precisam se sentir motivados, independente do nível de hierarquia.
Outro ponto importante é lembrar de oferecer feedbacks. Isso pode acontecer tanto da liderança para a equipe, como vice-versa, e até mesmo entre a própria equipe. Isso gera um ambiente propício à mudanças e, consequentemente, à melhorias. Quanto mais organizada e coordenada é a comunicação, maior os índices de produtividade e qualidade para a organização.
E você sabia que o processo de recrutamento pode fazer a diferença na empresa?
Novos colaboradores podem ser selecionados de acordo com o perfil que se espera dentro da empresa. O processo de recrutamento pode evitar profissionais tóxicos em sua equipe. Assim, é possível analisar comportamentos e aspectos psicológicos já na seleção de candidatos.
Busque sempre formar equipes que proporcionem trocas de experiências e conhecimento entre o time. Elas criam um ambiente de trabalho mais leve e elevam a qualidade e produtividade como um todo.
Claro que isso não é uma tarefa fácil, principalmente para os gestores. Realmente, é algo que exige esforço e atenção. Porém, no atual mercado competitivo, quem não pensa na satisfação e produtividade de seus colaboradores, acaba ficando para trás.
E aí, você tem um bom líder? Como anda a motivação e liderança em sua equipe?
Espero que esse texto te leve a uma reflexão e boas ideias!
Forte Abraço!
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Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 25/05/2020