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Aloisio Ramalho


Como gerenciar uma loja de pequeno porte



Por serem negócios locais, alguns empresários a frente de lojas e comércios de pequeno porte podem acreditar que não é preciso melhorar cada vez mais a sua organização. Aí quando vem o crescimento, vem junto a consequência: um desastre gerencial iminente.

Portanto, se o seu negócio está dando os primeiros passos, você precisa colocar em prática as dicas do post de hoje para aprender como gerenciar uma loja, independentemente do segmento. Dessa forma, ela pode crescer de forma sustentável e sem grandes dores de cabeça. Vamos lá?

1.     Treine bem a sua equipe

Mesmo que você tenha apenas 1 colaborador, é muito importante que ele esteja bem treinado para atender aos clientes e entregar o melhor trabalho possível. Afinal de contas, como gerenciar uma loja contando com a ajuda de uma pessoa despreparada para lidar com a rotina de um comércio?

Então, levando-se em consideração que você contratou a pessoa certa para o seu negócio, invista em treinamento constante para que ela, inclusive, seja motivada a continuar em busca de atualização para crescer em seu trabalho.

 

2.     Faça uma boa gestão financeira

Não adianta você vender muito se não consegue administrar o caixa da loja. Aliás, um perigo muito comum entre empreendedores de negócios iniciantes está no fato de misturarem dinheiro pessoal com o da empresa. Nunca faça isso; tenha sempre um controle rigoroso das entradas e saídas.

Outro ponto importante e que ajuda muito na gestão financeira é você definir o seu pró-labore com apenas uma retirada mensal, como se fosse o seu salário. Um erro que se comete é fazer pequenas retiradas ao longo do mês, resultando no descontrole e na desorganização financeira.

Por isso é que se torna tão importante a sua loja ter um capital de giro – aquela quantia de dinheiro necessária para financiar a continuidade do seu negócio, evitando que a empresa fique no vermelho e precise contrair empréstimos para quitar dívidas (ainda mais se a loja realizar muitas vendas parceladas).

 

3.     Dê importância ao marketing

Um erro frequente cometido por pequenos comerciantes e lojistas é não investir em marketing para a divulgação do seu negócio, muitas vezes por desconhecimento e por acharem que não é necessário em negócios locais.

A verdade é que se você quer que o seu empreendimento cresça, é preciso criar estratégias para isso, mesmo que ainda não tenha um bom fluxo de caixa. Você pode, por exemplo, definir uma porcentagem de seu lucro para ser destinado ao marketing, construir uma conta nas redes sociais de interesse de seu público-alvo e até investir em anúncios na internet.

Com isso, o seu negócio vai conquistando novos clientes e você cresce gradualmente. Existem na internet diversos cursos para te fornecer as bases de marketing e você também pode terceirizar esse serviço, contratando empresas ou profissionais liberais especializados nesse mercado.

 

4.     Invista em seu desenvolvimento profissional

Como gerenciar uma loja sem a devida preparação? Mesmo que você já tenha um certo conhecimento adquirido no dia a dia à frente do negócio, é muito importante que você nunca pare de se atualizar profissionalmente.

Afinal de contas, estamos numa era em que o comportamento do consumidor muda muita rapidamente, e é preciso ter conhecimentos e adiantar tendências para sair na frente e vencer a concorrência.

Portanto, invista em cursos, participe de eventos, se inscreva em newsletters para receber novidades de blogs do segmento, separe um tempo para se atualizar do que está acontecendo no mundo e também no mercado em que atua, etc. O conhecimento ajuda muito na hora de ser criativo e ter ideias para tirar um negócio da crise, por exemplo.

 

5.     Preste um excelente atendimento ao cliente

A última dica, mas de fundamental importância, está na prestação de um excelente atendimento ao cliente. Isso quer dizer que ele precisa se sentir acolhido e você e sua equipe precisam demonstrar sempre empatia durante cada atendimento.

Os seus clientes também precisam ter um espaço aberto para comunicação; nesse sentido, é preciso caprichar no atendimento telefônico e também abrir outros canais de interação, como nas redes sociais, por exemplo. Além de promover um espaço de debates, você ainda consegue atrair mais clientes para a sua loja física – e quem sabe encontra terreno para expandi-la para os meios virtuais?

Essas foram apenas algumas dicas de como gerenciar uma loja de pequeno porte e prepará-la para um crescimento saudável e organizado. Portanto, releia esse post sempre que precisar e comece a colocar tudo em prática a partir de hoje!

 

Até a próxima!



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Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 27/04/2020

Aloísio J M Ramalho


Consultor Empresarial

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