A primeira pescaria no rio São Francisco ninguém esquece, principalmente, quando a aventura é bem no início da represa de Três Marias. Foi isso que aconteceu com o “marinheiro de primeira viagem”, Edmilson Dutra, do Jornal CORREIO e os experientes Jorge Serralheiro, o Vozão do bairro Paulo VI, e Luiz Fernando de Andrade, também do Jornal CORREIO. Para surpresa de todos, Edmilson acabou por dar um verdadeiro show na pescaria e capturou vários exemplares de piaus três pintas e verdadeiros, piranhas brancas e vermelhas, os peixes mais comuns na localidade. O local escolhido pelo trio foi o rio São Francisco, na zona rural de Pompéu e onde o rio Marmelada cai no Velho Chico. O grande rio começa a ficar represado e a formar grandes alagados, bem no início da represa, o que deixa a região com um aspecto pantanoso.
Os três pescadores saíram de Lafaiete no fim da tarde do dia 29 de agosto, seguindo direto para Pompéu, onde chegaram por volta de 16h. Depois de abastecer a caixa com cerveja e comprar gasolina para o barco, desbravaram mais 42 km de estrada de terra, com boas condições de tráfego, porém muita poeira, até a localidade de Marmelada, onde ficaram no Rancho do Walace , pescador e empresário de Belo Horizonte, que gentilmente cedeu sua confortável casa à beira do rio para o trio lafaietense. Após descarregar a tralha e tomar uma gelada, já que ninguém é de ferro, Jorge preparou um suculento jantar no fogão à lenha, com tudo que tinha direito. Depois de uma noite tranquila, às seis da manhã, a rapaziada já estava de café tomado e pronta para encarar o desafio de pescar, pela primeira vez, no início da represa de Três Marias.
Nos dias que se sucederam, a emoção ficou por conta dos peixes, do calor e dos pernilongos, nada, porém, que atrapalhasse o ímpeto de Edmilson, Jorge Vozão e Luiz Fernando. No fim da manhã de segunda-feira, dia 2 de setembro, eles retornaram a Lafaiete, fazendo uma viagem tranquila e energizados com a oportunidade de ter estado num dos locais mais bonitos das Gerais. Fica um agradecimento especial ao Jorge Vozão, que nos convidou, e ao Walace, pela gentileza em oferecer seu rancho para dias alegres, tranquilos e revigorantes. Se pudermos, voltaremos àquele deslumbrante local. O nosso muito obrigado.
P. de Souza
Repórter e pescador
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Pesca, no dia 27/09/2019