Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 27° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,106 Euro agora: R$ 5,473
Comunidade


Lafaiete: Festival das Violas de Queluz encanta público com diversidade musical e tradição



foto: prefeitura de Lafaiete

No último final de semana, a cidade de Conselheiro Lafaiete celebrou o Dia das Violas de Queluz, uma tradição que vem encantando gerações. O evento, que ocorreu nos dias 13 e 14 de abril, foi marcado por uma intensa programação que reuniu música, cultura e tradição.

No sábado à noite, a Praça São Sebastião se transformou em um palco para a música caipira, recebendo a renomada Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Sob um céu estrelado, o público foi embalado por um repertório eclético, que navegou desde os clássicos da música caipira até arranjos contemporâneos de pop e rock, tudo sob os acordes mágicos da viola caipira.

No domingo pela manhã, a Matriz de São Sebastião acolheu fiéis para a celebração da Missa, dando continuidade às festividades. Logo após, na Praça, aconteceu o tão esperado encontro de violeiros, com destaque para a performance de Fabrício Viola e outros talentosos artistas como Patrício Vieira, Maria Maria e o grupo Violas ao Vento, entre outros convidados. Foi um momento de celebração da rica tradição musical local e regional, onde os talentos se uniram para compartilhar suas melodias e reverenciar a viola caipira.

O prefeito Mário Marcus destacou a importância do evento, afirmando que "a viola caipira é um símbolo da nossa cultura e tradição". Ele expressou sua satisfação em trazer a Orquestra Paulistana de Viola Caipira para Conselheiro Lafaiete e enalteceu o Encontro de Violeiros como uma oportunidade para valorizar os músicos locais e fortalecer a identidade cultural da cidade.

O Festival das Violas de Queluz foi realizado pela prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o intuito de promover e preservar essa tradição tão querida pelos moradores. Segundo o Secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, a escolha de realizar as comemorações no final de semana seguinte ao dia 29 de março, data oficial do Dia das Violas, foi estratégica devido às celebrações da Semana Santa.

Além das apresentações musicais, durante a semana que antecedeu o evento, o Solar do Barão de Suaçuí sediou diversas oficinas ministradas pelo Mestre Rui Torneze, regente da Orquestra Paulista de Viola Caipira. Essas oficinas não apenas proporcionaram momentos de aprendizado sobre o modo de tocar a viola, mas também contribuíram para enaltecer e preservar essa importante manifestação cultural, considerada um Patrimônio Imaterial da cidade.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 16/04/2024 - 11:20


Comente esta Notícia