Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 18° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,118 Euro agora: R$ 5,479
Região


Congonhas: Corpo de Bombeiros coordena simulado de emergência em barragens



Foto: Corpo de Bombeiros

 

A cidade de Congonhas foi palco de um simulado de emergência relacionado a barragens, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no domingo, dia 7. Este evento, que reuniu diversos órgãos do estado e as mineradoras CSN, VALE e GERDAU, teve como principal objetivo a preparação e resposta diante de situações de risco.

Com sua notável presença de numerosas barragens, Congonhas se mostrou um cenário ideal para este simulado, considerando sua população de 10.593 pessoas cadastradas nas Zonas de Auto Salvamento (ZAS). Além disso, 339 membros da comunidade participaram ativamente das ações de proteção e defesa civil, evidenciando o engajamento da população local em questões de segurança.

Durante o simulado, algumas falhas técnicas foram identificadas, conforme esperado em exercícios dessa natureza. Das 26 sirenes acionadas, apenas 2 apresentaram problemas, sendo prontamente solucionados pelo sistema redundante previsto para tais eventualidades. A rápida intervenção e programação de manutenção para esses equipamentos demonstra a eficácia do simulado na identificação e resolução de falhas.

Apesar de Congonhas registrar historicamente sismos de até 3,0 na escala Richter, o simulado contemplou um cenário mais desafiador, imaginando um evento sísmico de 6,0 na escala Richter. Mesmo sem danos às barragens, a ativação dos sensores foi crucial para avaliar a prontidão da comunidade e das empresas envolvidas.

O simulado mobilizou 15 veículos de emergência e abordou 617 veículos nas zonas focais. Todo o planejamento e organização, iniciados desde 2023, refletiram-se no sucesso do evento, resultado de intensas reuniões e divulgação nas comunidades locais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais desempenhou um papel fundamental em todas as etapas do simulado, desde o planejamento até a execução das atividades. Às 12h49, todas as operações foram encerradas com êxito.

Participaram do simulado diversos órgãos e empresas, incluindo a Prefeitura de Congonhas, Sedec, Redec, Compdec, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Guarda Municipal de Congonhas, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Via- 040, CSN, VALE, GERDAU e o Corpo de Bombeiros.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 08/04/2024 - 11:34


Comente esta Notícia