Tempo em Lafaiete: Hoje: 26° - 16° Agora: 18° Quinta, 31 de Outubro de 2024 Dólar agora: R$ 5,793 Euro agora: R$ 6,296
Região


Congonhas e TJMG levam acesso à justiça e cidadania ao Alto Maranhão



foto: prefeitura de Congonhas

Nessa terça-feira, dia 2 de abril, a prefeitura de Congonhas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) uniram esforços para realizar o Cejusc Itinerante no Alto Maranhão, proporcionando uma gama de serviços do setor judiciário e municipal diretamente aos cidadãos daquele distrito. O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Itinerante é uma iniciativa que busca democratizar o acesso à justiça e à cidadania, especialmente para comunidades distantes dos centros urbanos.

O objetivo dessa ação foi disponibilizar, de forma gratuita, uma ampla gama de serviços, incluindo sessões de conciliação, solicitação de segunda via de certidões, emissão de carteira de identidade, orientações jurídicas, emissão de título de eleitor e biometria, inscrição no CadÚnico, informações sobre cadastramento no SINE, esclarecimentos relacionados à carteira de trabalho, plantão técnico da EMATER-MG, distribuição de mudas, cadastramento para instalação de biodigestores, e atendimento do Procon, entre outros.

A juíza da Comarca de Congonhas, Dra. Flávia Generoso de Mattos, expressou sua satisfação com a iniciativa e destacou que estão planejadas outras duas ações semelhantes ainda este ano nos bairros Pires e Lobo Leite. "Hoje é um dia de celebração da cidadania. Além dos nossos serviços, trouxemos também palestras com orientações sobre trânsito e violência doméstica em parceria com a Polícia Militar, pois identificamos um aumento dessas ocorrências no Alto Maranhão. Estamos realizando não apenas um dia de prestação de serviços, mas também de instrução e educação para a população", comentou.

O prefeito Cláudio Antônio de Souza (Dinho) ressaltou a importância de proporcionar aos cidadãos a oportunidade de resolver suas necessidades mais próximas de casa. "A parceria entre os diversos órgãos envolvidos neste projeto gera uma atitude pró-ativa que beneficia muitas pessoas na resolução de suas necessidades pontuais e ainda permite que elas não precisem se deslocar até o centro para obter informações e tirar dúvidas sobre alguns dos serviços e benefícios oferecidos pela prefeitura", comentou. 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 03/04/2024 - 17:20


Comente esta Notícia