Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 21° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Cultura


Nova diretoria assume Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette



Foto: Divulgação

 

A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) está se preparando para a posse da sua nova diretoria neste sábado, dia 2. O evento marcará o início de um mandato de três anos do jornalista Moises Mota. Esta será a terceira vez que Mota assume a direção da academia.

Ao seu lado, a jornalista Márcia Carreira, acadêmica-fundadora, assume o cargo de vice-presidente, prometendo uma gestão que fomente ideias inovadoras e trabalhe para atingir os objetivos da ACLCL. A presença de jovens acadêmicos na nova gestão indica uma perspectiva fresca e inovadora para as atividades culturais e literárias da cidade de Conselheiro Lafayette.

Fundada em 1993, a ACLCL possui uma história rica, remontando ao Grêmio Literário Napoleão Reys nas décadas de 20 e 30 do século passado, evidenciando a longa tradição cultural da cidade. Seu propósito fundamental é a preservação da rica tradição literária local, uma missão cumprida ao longo de três décadas.

A história da academia é caracterizada por esforços dedicados à promoção das ciências humanas, letras e artes. Inicialmente composta por 100 cadeiras, abrangendo diversos segmentos culturais, ao longo dos anos, a decisão foi tomada para reduzir esse número para 40, concentrando-se nos expoentes das ciências e letras que se destacam em suas áreas.

Os objetivos da ACLCL, conforme estabelecidos em seus estatutos, são amplos. Incluem a promoção e difusão das ciências humanas, letras e artes, a realização de eventos lítero-musicais, exposições de arte, incentivo às manifestações culturais e colaboração com esforços de aperfeiçoamento constante da língua portuguesa, entre outros.

A sede da academia, no Solar do Barão de Suassuhy, abriga uma biblioteca rica em trabalhos dos acadêmicos e de seus patronos, destacando o comprometimento da ACLCL com a preservação da produção intelectual local. Além disso, a instituição promove reuniões ordinárias mensais e mantém uma programação cultural.

Com a nova diretoria assumindo a responsabilidade, a ACLCL continuará desempenhando um papel vital na promoção da cultura e das artes em Conselheiro Lafayette e além. A expectativa é que a gestão liderada por Moises Mota e Márcia Carreira traga inovações, mantendo a tradição e o compromisso de preservar e promover o riquíssimo patrimônio literário e cultural da região.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 01/03/2024 - 19:30


Comente esta Notícia