Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 13° Agora: 28° Sábado, 18 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,544
Comunidade


Conscientização: Rede de Farmácias implanta programa de descarte de medicamentos vencidos



Foto: arquivo jornal CORREIO - Em Lafaiete, todas as unidades da Drogasil possuem o ponto de coleta de Descarte Consciente

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de descartar em­balagens e medicamentos vencidos. Pensando nisto, com o objetivo de contribuir para um planeta mais saudável, a Rede Drogasil, implantou o programa Descarte Consciente.

Segundo a gerente da unidade da avenida Pre­feito Te­lés­foro Cân­dido de Re­zende, em Lafaiete, Polyana Cristina Silva, o programa existe há quase dois anos. Ela explica que podem ser descartados medicamentos vencidos ou sem uso, comprimidos, drágeas, cápsulas, pós ou demais medicamentos sólidos (preferencialmente em suas embalagens primárias, como blister ou frascos), suspensões, soluções e demais medicamentos líquidos em suas embalagens primárias, pomadas, cremes e demais medicamentos pastosos em suas embalagens primárias. “É proibido descartar: seringas, agulhas e materiais cortantes, como frascos de medicamentos quebrados. Esses itens podem ser levados a uma UBS”, explica.

Ainda segundo a gerente, os medicamentos são enviados para o descarte em locais preparados para o tratamento adequado desses resíduos. “Na estação coletora, o consumidor deve seguir a orientação de registro, separação, inutilização das embalagens e depositar separadamente nos locais indicados”, disse Polyana.

Vale lembrar que o descarte inadequado pode causar muitos danos ao meio ambiente. É comprovado que o impacto que os resíduos de medicamentos causam é um grave problema, pois suas características químicas apresentam um risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente. “Seus resíduos possuem alguns componentes resistentes, de difícil composição, que podem contaminar o solo e a água. Ao descartar os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você estará contribuindo, mesmo sem saber, com um grave problema de saúde pública. Cada quilograma de medicamento descartado incorretamente pode acabar contaminando até 450.000 litros de água”, concluiu a gerente.

Em Lafaiete, todas as unidades da Drogasil possuem o ponto de coleta de Descarte Consciente. “É de suma importância que os cidadãos tenham consciência que a prática do descarte correto de medicamentos contribui para uma sociedade melhor e mais sustentável, trazendo benefícios não somente para a geração atual, mas também para as futuras, garantindo um ambiente mais seguro para todos”, finaliza.

Unidades da Drogasil: ruas Comendador Baeta Neves, 14, centro; Wenceslau Braz, 2 , São Sebastiao e avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, 500, Centro.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 21/02/2024 - 12:20


Comente esta Notícia