Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 17° Agora: 17° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Esportes


Controvérsia: Os erros cruciais de arbitragem que mudaram a história das Copas do Mundo



foto: flickr

É incontestável que a Copa do Mundo representa o ápice da competição futebolística global, com diversos astros exibindo sua maestria ao vestir as cores de suas nações. Não é coincidência que este seja o mais grandioso evento esportivo do mundo, despertando o interesse mesmo daqueles que não são aficionados pelo futebol.

É fato que a maioria das pessoas costuma se reunir para assistir a todas as partidas importantes, sobretudo quando é época de Copa do Mundo. Para se ter uma ideia disso, basta ver a audiência massiva que os jogos possuem, aliás, não é somente a audiência da TV que mostra isso, a grande participação de apostadores em sites de apostas esportivas Brasil também é um indicativo do tamanho do engajamento que o futebol causa.

A recente implementação do árbitro de vídeo (VAR), que rouba a cena e deixa alguns grandes desempenhos de jogadores “ofuscados” por atuações dos árbitros de cada partida. Na época antes do VAR, no entanto, as polémicas de arbitragem eram ainda mais intensas. Confira alguns dos maiores erros de arbitragem que mudaram a história de muitas seleções em Copas do Mundo.

Gol do título da Inglaterra, em 1966
O único título mundial da história da Inglaterra foi assegurado por conta de um equívoco na arbitragem. Na prorrogação da final contra a Alemanha, Hurst chutou, a bola tocou no travessão, quicou na linha e foi afastada por um zagueiro alemão. Após consultar o assistente, o árbitro assinalou o gol para os ingleses, que estavam sediando a Copa. Esse tipo de erro seria prevenido já em 2014, com a implementação da tecnologia da linha do gol.

A Mão de Deus, em 1986

https://cdn2.picryl.com/photo/1986/12/31/diego-maradona-at-mexico-86-panini-supersport-d4e670-640.jpg

Nas quartas de final, Maradona brilhou como a grande estrela no confronto contra a Inglaterra, em um clássico inflamado pela Guerra das Malvinas. Além do extraordinário gol marcado pelo camisa 10, em uma arrancada desde o meio de campo, ele também anotou um gol utilizando o braço, selando o placar final em 2 x 1. Naquele ano, a Argentina acabou conquistando seu segundo título mundial.

Gol da Espanha, na Copa do Mundo de 2002
A Coreia do Sul surpreendeu ao alcançar a 4ª posição na Copa do Mundo, co-hospedada com o Japão. Nas quartas de final, o atacante Morientes marcou para os espanhóis após um cruzamento de Helguera. Contudo, a arbitragem alegou que a bola havia saído pela linha de fundo antes da assistência. O jogo, então, encerrou em 0 x 0 e, nos pênaltis, os sul-coreanos triunfaram por 5 x 3.

Arbitragem pavorosa na partida entre Itália e Coréia do Sul, em 2002
Apesar de marcante, a campanha da Coréia do Sul em 2002 também levantou bastante polêmica. Isso porque a arbitragem parecia sempre favorecer os donos da casa contra qualquer adversário. No jogo contra a Itália, isso ficou ainda mais evidente. Durante a prorrogação, um pênalti escandaloso não dado contra a seleção italiana resultou na expulsão de Francesco Totti por reclamação. Após isso, houve um lance igualmente polêmico, onde o bandeirinha anulou um gol legítimo de Tommasi, marcando um impedimento inexistente. A Coréia fez o seu gol no tempo extra e venceu por 2x1 com uma preciosa ajuda da arbitragem.

Gol de Lampard contra a Alemanha, em 2010
A Inglaterra, que conquistou o título em 1966 graças a um erro crucial de arbitragem, acabou sendo prejudicada pelo mesmo motivo na Copa do Mundo de 2010. Enfrentando a Alemanha nas oitavas de final, Lampard acertou um belo chute que atingiu o travessão e claramente ultrapassou mais de meio metro dentro do gol alemão, porém, foi ignorado pelo árbitro. Ao final da partida, o placar indicava Alemanha 4 x 1, e a Inglaterra estava eliminada do mundial.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 25/01/2024 - 17:20


Comente esta Notícia