Tempo em Lafaiete: Hoje: 31° - 14° Agora: 17° Sexta, 03 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,111 Euro agora: R$ 5,535
Cultura


Artista autista, Caio Mateus, provoca reflexões sobre o corpo em exposição na FAOP



Foto: divulgação

 

O renomado artista plástico Caio Mateus, diagnosticado com autismo aos 26 anos, apresenta sua primeira exposição individual na Galeria de Arte Nello Nuno, na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Intitulada "O que pode o corpo?", a exposição será aberta ao público nesta sexta-feira, dia 19 de janeiro, às 17h.

A mostra é composta por 8 pinturas e 7 desenhos, todos inspirados em fotografias que abordam a formação embrionária inesperada e anomalias de órgãos humanos. O objetivo é instigar a reflexão sobre as possibilidades do corpo nas artes visuais. Caio, natural de Divinópolis e residente em Ouro Preto, no bairro Pilar, utiliza a arte como meio de expressão, superando as dificuldades de comunicação verbal.

"O desenho é uma forma de comunicação que me deixa à vontade, me faz bem. O processo de fazer arte é constante. Não existe uma resposta. É sempre uma pergunta. Quando questiono o que pode o corpo, também é um corpo autista com minhas limitações. A gente precisa repensar várias questões para incluir o outro na vida", argumenta Caio.

O professor Nilton Bueno, graduado em pintura pela Universidade de São Paulo, elogia a obra de Caio, ressaltando sua coragem ao construir um repertório próprio. Para Bueno, as escolhas temáticas demonstram ousadia nas abordagens de angústias e inquietações do corpo.

Éden Peretta, professor de Artes Cênicas da UFOP e coordenador do coletivo Anticorpos, destaca a perspectiva potente de Caio Mateus na desconstrução de um corpo para além dos padrões de humanidade. A obra do artista, segundo Peretta, transcende o entendimento discursivo, levando a uma desestabilização da corporeidade por meio de um plano sensível e estético.

A mãe de Caio Mateus, Zuzu Alves, contadora de histórias, ressalta a força visceral e provocativa das obras do filho. Ela observa que a arte de Caio vem das entranhas, sendo forte, provocativa e poética ao mesmo tempo. Durante a exposição, Zuzu se apresentará no Coral dos Desafinados, um projeto musical com perspectiva inclusiva.

A exposição "O que pode o corpo?" estará aberta ao público até o dia 25 de fevereiro. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação de Arte de Ouro Preto, Gerdau e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO:

Exposição "O que pode o corpo?"

Local: Galeria de Arte Nello Nuno

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário, Ouro Preto

Data:19 de janeiro de 2024 (sexta-feira)

Horário:17h




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 18/01/2024 - 11:50


Comente esta Notícia