Todas as Unidades Báscias de Saúde, em Congonhas, estão equipadas com testes rápidos de HIV e preservativos, distribuídos gratuitamente. A iniciativa visa conscientizar o uso do preservativo para evitar infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreira e outras. Os testes para detectar o HIV e outras doenças podem ser realizados de forma sigilosa nas UBS's de Congonhas, sem a necessidade encaminhamento médico. E o resultado fica pronto em poucos minutos.
Em caso de exames positivos, o paciente já é encaminhado para o tratamento específico e a pessoa deve iniciar, sem medo, o tratamento que é oferecido gratuitamente e de forma sigilosa pelo SUS. Quanto mais rápido der início, melhor para garantir a sua qualidade de vida. O cidadão que precisar de mais orientações sobre essas doenças pode procurar a Unidade do seu bairro.
É muito importante saber a sua sorologia. Se for negativa, ótimo. Se for positiva, há tratamentos que garantem a sua saúde e a sua qualidade de vida. O importante é sempre se testar e cuidar da sua saúde e do seu parceiro ou parceira usando sempre a camisinha.
Segundo estimativa da ONU, ao longo do ano passado o Brasil teve 50 mil novos casos, o que fez o país chegar a marca de 960 mil pessoas vivendo com HIV. E a maior concentração de casos de Aids estava entre os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, de acordo com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 11/12/2022 - 13:00