Município será o primeiro do Brasil a ter tombamento híbrido
Santana dos Montes deu mais um passo rumo à valorização e preservação de seu patrimônio. Em edições anteriores do especial Desbravando o Paraopeba, informamos que o município seria o 1º a ter tombamento híbrido no Brasil. Agora, esse processo já está na reta final, com a elaboração de um “inventário híbrido”.
Nos dias 29 e 30 de setembro, a Secretaria de Cultura e Turismo se reuniu com o IEPHA/MG, lideranças, agentes culturais e grupos da cultura popular da cidade para elaborar o “Mapa do Patrimônio Cultural Imaterial e Material”. O trabalho foi levantado e construído por meio da participação coletiva e os participantes deram contribuições baseadas em suas vivências.
O mapa elaborado coletivamente será utilizado como inventário e fará parte do dossiê de tombamento do centro histórico da cidade, em nível estadual. O tombamento é chamado de “híbrido”, pois bens imateriais, como atividades artísticas e manifestações culturais serão anexadas ao dossiê de elementos do patrimônio.
Para o prefeito Avanilson de Oliveira (Republicanos), esse será um passo muito importante para a história de Santana. “O tombamento híbrido é uma ação da administração municipal (secretaria municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento). A importância dessa ação para o município é registrar os bens materiais e imateriais do nosso município, onde o levará a ser eleito como Patrimônio Cultural de Minas Gerais, ou seja, é a construção da Política Pública de Patrimônio Cultural que procura conhecer, a partir das experiências de vida das pessoas as principais referências culturais e patrimoniais”.
Avanilson destaca que o tombamento trará benefícios para o turismo: “Posso acrescentar que é importante também no que diz respeito à economia local, pois irá atrair mais turistas, desenvolver nossa região e fortalecer o empreendedorismo em Santana. A administração vem investindo e apoiando as ações culturais e colhendo os frutos deste investimento”.
Dentre os bens imateriais que serão tombados, podemos listar a Folia de Reis, Congonhado, Escola de Viola Chico Lobo, pessoas que são referência na cidade, o artesão e o artesanato. Já nos bens materiais, estão casarões, igrejas e a praça no centro histórico.
Santana dos Montes é um município mineiro, localizado a 42km de Lafaiete e já começa a conquistar turistas desde a estrada, com belas paisagens naturais. Com quase quatro mil habitantes, seu ponto forte está em diversos hotéis-fazendas com muita comida feita no fogão a lenha e a agricultura local. A origem do nome vem da fé a Senhora de Santana, padroeira do local, e ao relevo com muitos morros no entorno da região.
O dossiê de tombamento foi elaborado pela comunidade e Escola de Viola Chico Lobo
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 15/10/2022 - 10:00