Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 26° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,468
Saúde


JORNAL EKOSOM: Por que o Outubro Rosa é fundamental para a prevenção ao câncer de mama



 

O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês de conscientização sobre o câncer de mama. É tanto que o movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90.

A campanha tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, de forma a promover a conscientização sobre ambas as doenças. A ideia é que as pessoas tenham mais conhecimento sobre os serviços de diagnóstico, a fim de diminuir a mortalidade.

Mas, você conhece a história por trás do Outubro Rosa? Neste artigo, iremos contar um pouco sobre ela, além de mostrar a importância da prevenção do câncer de mama e a relevância do exame de mamografia. Prossiga acompanhando e boa leitura!

A história por trás do Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos. Na época, os estados se juntaram para promover ações sobre a doença. Porém, o tema era discutido sem ter um período definido. Após o começo da campanha, o Congresso Americano aprovou que o mês de outubro seria o mês de referência na luta contra o câncer de mama.

Em 1990, o movimento tomou força sendo chamado de Outubro Rosa, em um evento chamado “Corrida pela cura”. O evento aconteceu em Nova York para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

Foi também durante essa ação que os laços cor de rosa foram distribuídos pela primeira vez. Desde então, o laço se tornou símbolo internacional, sendo usado por empresas públicas e privadas durante todo o mês de outubro.

A importância da prevenção do câncer de mama

Estudos nacionais e internacionais já comprovaram que identificar de maneira precoce o câncer de mama possibilita a chance de cura de até 95%. Por conta disso, além da prevenção do câncer de mama a respeito dos fatores de risco, também é importante rastrear a doença por meio de mamografias periódicas.

Só para você ter uma ideia, de acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer – o câncer de mama é o tipo de tumor maligno que mais afeta mulheres depois do câncer de pele não melanoma. Ainda de acordo com o INCA, o câncer de mama corresponde a 25% dos casos anuais em todo o mundo.

Porém, o percentual é mais alto no Brasil: 29% dos casos anuais em todo o mundo, dos quais 1% representa a incidência na população do sexo masculino.

Há vários tipos de câncer de mama, uns mais agressivos do que outros. Mas, quando a doença é descoberta ou está em um estado muito avançado, o paciente corre risco de vida. As chances de cura reduzem drasticamente quando a doença é descoberta de maneira tardia.

Por isso, é fundamental adotar medidas preventivas com o intuito de evitar que a doença se manifeste, assim como também outros tumores malignos. Dentre as prevenções, podemos elencar:

·Praticar atividade física;

·Manter o peso corporal adequado;

·Adotar uma alimentação mais saudável;

·Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas;

·Não fume ou evite o hábito;

·Fazer o autoexame todos os meses;

·Fazer mamografia anual a partir da idade recomendada.

Descobrir a doença precocemente também ajuda a tratá-la, aumentando a chance de cura, especialmente porque o câncer de mama pode migrar para outras partes do corpo, tornando-se ainda mais agressivo.

O exame de mamografia e sua relevância na prevenção do câncer
A mamografia é um exame radiológico realizado nas mamas. O exame possui alta resolução e mostra imagens detalhadas capazes de identificar de maneira precoce o câncer de mama, antes mesmo que a mulher apresente algum sintoma.

A estimativa é que 1 a cada 10 mulheres desenvolvem câncer de mama em algum momento da vida. Por isso, realizar a mamografia periodicamente permite que 95% dos casos sejam diagnosticados, aumentando as chances de cura.

Vale ressaltar ainda que a mamografia é um exame recomendado para mulheres com mais de 40 anos. Porém, a idade pode variar dependendo de cada caso ou razões médicas. Por exemplo, mulheres que tenham histórico familiar da doença, recomenda-se que o exame seja feito todos os anos a partir dos 35 anos.

O exame é contraindicado para mulheres que ainda não possuem idade mínima para realizar a mamografia e também para gestantes. Além disso, é um exame rápido de ser realizado, levando em média entre 15 a 25 minutos, com o resultado ficando pronto em até 5 dias.

Aqui na Ekosom é possível realizar a mamografia para prevenir ou diagnosticar casos de câncer de mama. Contamos com tecnologia de ponta e você consegue fazer um pré-agendamento online, clicando aqui. E é isso, esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e tirado suas principais dúvidas a respeito da prevenção do câncer de mama.


Gostou dessas informações? Então, conheça mais conteúdos como este em nosso blog!
www.ekosom.com.br
Agende sua consulta e exame!
Unidade Ekosom Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, Centro.
Ligação e WhatsApp: (31) 3764-5100
Unidade Núcleo Vida Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, 2º andar - Centro.
Ligação e WhatsApp: (31)3721-4464
-
Unidade Ekosom e Núcleo Vida Congonhas: Rua Magalhães Pinto, 140, Centro, Congonhas.
Ligação: 0800 000 2533 | WhatsApp: (31)3731-2533




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 04/10/2022 - 15:30


Comente esta Notícia