Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 24° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,479
Saúde


JORNAL EKOSOM - Mamografia: para quem é indicado?



 

A mamografia é um exame de rotina para mulheres com mais de 40 anos. Atualmente, é o maior aliado na prevenção de doenças como o câncer de mama, auxiliando na identificação de nódulos e calcificações mamárias.

Os avanços tecnológicos na área permitiram que a mamografia atual seja realizada de forma rápida, indolor e segura, mesmo com uso da radiação. Continue a leitura conosco para saber mais sobre o exame, para quem ele é indicado e quando fazer mamografia!

O que é mamografia?

A mamografia é um exame que utiliza um aparelho para avaliar a saúde das mamas. Durante a mamografia, para uma visualização precisa, são emitidas baixas doses de radiação. Desse modo, é possível ao médico diagnosticar malformações ou anormalidades na região mamária. 

Por meio de compressão das mamas, o aparelho obtém imagens que auxiliam no diagnóstico. Assim, após a realização do exame, as imagens geradas podem ser interpretadas de forma clara pelo especialista.

Um dos principais objetivos da mamografia é identificar alterações provenientes do câncer de mama. Com a possibilidade de avaliar tumores ainda em fase inicial, a mamografia contribui para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura com o tratamento adequado.

Outro papel do exame é mostrar as características dos nódulos encontrados, seu tipo, tamanho e característica (benigno ou maligno). Dessa maneira, o exame ajuda no diagnóstico precoce e completo, assim como permite a avaliação do tratamento.

Como funciona o exame de mamografia?

A mamografia já foi considerada um exame doloroso. Entretanto, o avanço da tecnologia permitiu sua evolução, minimizando o desconforto no momento do exame e tornando-o ainda mais seguro.

Realizado há décadas, o exame segue como a principal forma de diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Para a análise, a mulher deve se posicionar diante do aparelho responsável pelas imagens. 

Dessa forma, são emitidas baixas doses de radiação que permitem a visualização de anormalidades na região mamária. Para que as imagens sejam obtidas, a mama recebe uma ligeira compressão, para que se chegue a posição de disco, permitindo a captação de imagens nítidas.

Quando fazer mamografia?

A mamografia é um exame indicado para mulheres acima de 40 anos. Isso porque após esta idade as chances de se desenvolver o câncer de mama crescem. Para mulheres que já tem casos de câncer de mama na família, o exame é indicado a partir dos 35 anos. É importante que as mulheres estejam atentas aos diversos fatores que podem levar ao desenvolvimento da doença, como:

·Tratamentos para reposição hormonal;

·Histórico familiar de câncer de mama;

·Presença de outros tumores;

·Menopausa precoce;

·Menstruação tardia;

·Colesterol alto;

·Obesidade.

Essas e outras condições, como fatores genéticos, ambientais e comportamentais, aumentam o risco para o desenvolvimento do câncer de mama em mulheres. Por isso, é muito importante realizar os exames anualmente após os 40 anos, mesmo que não identifique anormalidades nas mamas.

A mamografia pode ter contra-indicação?

São poucas as contraindicações para a realização da mamografia. Por emitir radiação, mesmo que em doses mínimas, o exame é contra-indicado para mulheres com suspeita de gravidez, gestantes e lactantes. 

Caso seja necessária a avaliação das mamas, algumas alternativas podem ser adotadas, como a ultrassonografia, por exemplo. Além disso, o exame deve ser evitado em mulheres até os 25 anos. Isso porque, até essa idade, o parênquima mamário ainda está em desenvolvimento no corpo da mulher.

Esse exame ajuda a diagnosticar nódulos, no entanto, somente a mamografia pode detectar microcalcificações, ou seja, sinal precoce do câncer de mama. Dessa forma, o ultrassom das mamas deve ser usado como um complemento.

Na leitura de hoje você pôde entender melhor o exame e quando fazer mamografia. Realizar este e outros exames preventivos anualmente, contribui para a saúde e qualidade de vida. Afinal, a mamografia melhora as chances de um diagnóstico precoce, possibilitando o tratamento adequado com rapidez, de modo a aumentar a possibilidade de cura para o câncer de mama.

Gostou dessas informações? Então, conheça mais conteúdos como este em nosso blog!
www.ekosom.com.br

Agende sua consulta e exame!
Unidade Ekosom Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, Centro.
Ligação e WhatsApp: (31) 3764-5100
Unidade Núcleo Vida Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, 2º andar - Centro.
Ligação e WhatsApp: (31)3721-4464
-
Unidade Ekosom e Núcleo Vida Congonhas: Rua Magalhães Pinto, 140, Centro, Congonhas.
Ligação: 0800 000 2533 | WhatsApp: (31)3731-2533

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 20/09/2022 - 09:36


Comente esta Notícia