Comunidade


A contribuição de arquitetos, urbanistas e pedagogos no combate do COVID-19

Essas profissões auxiliam, por exemplo, no bem estar das pessoas que estão em isolamento social


Arquitetos estão compartilhando seus conhecimentos online com o objetivo de entreter as pessoas em suas casas

 

Como uma das medidas de combate ao novo coronavírus, pessoas do mundo inteiro tiveram que se adaptar a uma nova rotina e ao isolamento social. Diante desse cenário, os profissionais de todas as áreas (Exatas, Humanas e Biológicas) atuam para contribuir de alguma maneira para a sociedade. Os arquitetos, por exemplo, fazem parte da equipe de planejamento de novos hospitais de campanhas. Além disso, neste momento desafiante, arquitetos estão compartilhando conteúdos em seus perfis de rede social, abordando técnicas para mudar o interior de uma residência, seja com adornos simples, feito pelo próprio morador, ou dicas de como escolher uma nova cor de parede. A contribuição inclui também formas de intervir em um jardim ou de escolher uma lâmpada, com o objetivo de entreter as pessoas em suas casas, deixar seus dias mais dinâmicos e menos rotineiros, já que o isolamento social é a forma mais eficaz de combate da propagação do vírus.

No campo do urbanismo são realizados estudos sobre o crescimento desordenado das áreas periféricas das cidades, onde o saneamento básico é precário e favorece a disseminação de vírus contagiosos, como o do COVID-19. Trata-se de uma discussão muito importante sobre a urgência de diretrizes sanitárias e futuras para estes locais.

Outra área focada no bem estar das pessoas que estão em casa é a Pedagogia. O profissional pedagogo contribui, de forma planejada e lúdica, na orientação dos pais em relação à rotina dos alunos, através de indicação de bons livros, filmes, brincadeiras, jogos que incentivem o raciocínio lógico, sites de pesquisa dos melhores museus do mundo que podem ser visitados on-line, além de dar dicas de como investir na qualidade do convívio familiar, através de momentos mágicos, tais como pintar, desenhar, fazer teatro com fantoches, dançar e cantar cantigas de roda. O egresso do curso de Pedagogia, seja mestre ou especialista, neste momento de incertezas e desafios contribui para diminuir o impacto da perda de aulas presenciais, promovendo momentos de aprendizagem, reflexão e lazer em casa.

Todos os cursos oferecidos pela Faculdade Santa Rita – FASAR possuem metodologias de ensino modernas e infraestrutura diferenciada. O curso de Pedagogia da FASAR, por exemplo, forma há mais de 20 anos mestres, especialistas de educação, gestores escolares, analistas e inspetores de ensino que atuam, com profissionalismo e excelência, na cidade de Conselheiro Lafaiete e região.

A FASAR possui em seu campus mais de 30 laboratórios próprios, onde os alunos podem simular e praticar os conteúdos estudados em sala de aula. Além disso, a FASAR possui parcerias de estágio com as principais instituições da região e reconhecimento pelo mercado de trabalho. Para saber mais sobre outras áreas de atuação dos cursos oferecidos pela FASAR, acesse o site www.fasar.com.br.

Os pedagogos promovem momentos de aprendizagem, reflexão e lazer durante o isolamento social




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 21/05/2020


Comente esta Notícia